Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Besouro

Recém-descoberta espécie de besouro surpreende por 'pênis muito grande'

Característica inusitada do inseto surpreendeu os cientistas; entenda!

Redação Publicado em 19/08/2023, às 10h17 - Atualizado em 22/08/2023, às 09h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografias mostrando o besouro e sua genitália - Divulgação/ Jhon César Neita
Fotografias mostrando o besouro e sua genitália - Divulgação/ Jhon César Neita

Na Colômbia, cientistas descobriram uma nova espécie de besouro que possui, como uma de suas características mais marcantes, uma genitália "muito grande e desenvolvida". 

Os detalhes da genitália [foram] a chave para essa descoberta", explicou Jhon CésarNeita, do Instituto de Pesquisa Biológica Alexander von Humboldt, que fica localizado em Bogotá, capital colombiana. 

O inseto, que foi batizado com o nome científico "Aegidinus Elbae" havia sido coletado durante uma expedição realizada ainda nos anos 2000 pelo chamado Parque Nacional de Chiribiquete, segundo repercutiu o New York Post. 

"Quando cheguei ao Instituto Humboldt, fiz uma revisão do material que estava preservado, separei o que poderia ser novidade para a ciência e comecei o estudo desse material. Um dos besouros que tivemos que analisar era do gênero Aegidinus, que também havia sido coletado naquela expedição", relembrou Neita

À procura da fêmea 

O exemplar coletado pela expedição, no entanto, era um indivíduo masculino da espécie, de forma que resta aos cientistas procurarem pela fêmea de Aegidinus Elbae — que possivelmente também terá uma genitália de dimensões incomuns para acomodar o pênis do besouro macho.