Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Amazonas

Recorde: 'Bebê gigante' nasce com mais de 7kg no Amazonas

O bebê, que foi registrado com o nome Angerson, nasceu em Parintins, no interior do estado

Redação Publicado em 20/01/2023, às 13h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cleidiane Santos no hospital (esq.) e 'bebê gigante', nasceu com mais de 7kg (dir.) - Divulgação/Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM)
Cleidiane Santos no hospital (esq.) e 'bebê gigante', nasceu com mais de 7kg (dir.) - Divulgação/Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM)

Na última quinta-feira, 19, a amazonense Cleidiane Santos, 27, deu à luz um bebe de 7,328 kg, que recebeu o título de “maior bebê do Amazonas” pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). O menino foi registrado com o nome de Angerson e, de acordo com a avaliação médica do Hospital Padre Colombo, em Manaus, ele não apresentou nenhum problema de saúde

Segundo informações do portal UOL, Cleidiane descobriu que o filho teria nasceria com um tamanho maior que média quando fez sua última consulta pré-natal, com 40 semanas de gestação. Em depoimento para a Secretaria de Saúde, ela afirmou:

Eu não esperava essa surpresa, eu pensei que seriam quatro quilos, mas veio sete quilos. Quero agradecer à equipe do Hospital Padre Colombo [...] se não fossem eles, eu não sei o que seria de mim. Então eu agradeço cada um". 

A obstetra Artemisia Pessoa, responsável pela cesárea, comentou sobre o caso:

Ele está recebendo uma assistência intensiva da equipe de neonatologia, que está responsável pelos cuidados. A gente só tem alegria, satisfação e gratidão por ter dado tudo certo nesse caso".

Diabetes gestacional  

De acordo com Teresa Marcelino, diretora clínica geral do hospital, Cleidiane apresentou alguns problemas de saúde durante a gestação, como a diabetes gestacional. A equipe ainda identificou que Angerson tinha GIG (Grande Para a Idade Gestacional), fato que fez com que os profissionais redobrassem a atenção no caso. 

O que nos deu um alerta foi que ela já constatava, no primeiro exame, uma glicemia acima do normal para uma gestante, o que deveria ter sido monitorada com maior cuidado", disse Teresa para o órgão de saúde.

Ela também explicou como a diabetes gestacional influenciou no crescimento do bebê:

A diabetes gestacional pode levar o bebê a ter esse tipo de crescimento acelerado, até desproporcional [...] Porque como a mãe está com açúcar maior, então faz com que o bebê faça liberação de insulina acima do normal e isso leva a ele ter hipoglicemia, baixa muito rápido o açúcar dele.