Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / James Webb

Recorde de imagem com maior número de galáxias visíveis é batido por James Webb

O registro do Telescópio James Webb flagrou 25 mil galáxias, superando Hubble

Isabelly de Lima, sob supervisão de Ingredi Brunato Publicado em 14/03/2023, às 16h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem com parte das 25 mil galáxias - Divulgação / COSMOS-Web
Imagem com parte das 25 mil galáxias - Divulgação / COSMOS-Web

No início de janeiro, o Telescópio Espacial James Webbregistrou um mosaico que possui cerca de 25 mil galáxias. Divulgada por cientistas do programa COSMOS-Web, a imagem se tornou a foto com maior número de galáxias visíveis.

Já disponível no site ArXiv, mas ainda sem revisão de outros cientistas, um artigo trazendo uma visão geral do projeto foi aceito para publicação na revista Astrophysical Journal.

A observação recordista, vale apontar, foi feita pela câmera de infravermelho próximo (NIRCam) e pelo instrumento de infravermelho médio (MIRI) do telescópio.

Agora, o número de galáxias no mosaico é maior do que o alcançado pelo Telescópio Hubble na famosa imagem Hubble Ultra Field, que traz 10 mil galáxias. Tiradas ao longo de 11,3 dias, elas foram registradas em 800 exposições, entre 24 de setembro de 2003 e 16 de janeiro de 2004.

Novos apontamentos

O mosaico do Webb foi criado em conjunto com vários outros, partindo de seis apontamentos realizados entre 5 e 6 de janeiro deste ano. Mais 77 apontamentos estão previstos para serem executados pelo observatório mais poderoso do mundo: alguns em abril e maio, e outros em dezembro de 2023 e janeiro de 2024. 

Segundo a Galileu, para a professora associada de astronomia na Universidade do Texas em Austin e coinvestigadora principal do COSMOS-Web, Caitlin Casey, essa nova imagem é uma das mais importantes de Webb até o momento.

No entanto, são apenas 4% dos dados que obteremos para a pesquisa completa”, concluiu ela.