Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Itália

Restauro de torre medieval inclinada custará 20 milhões de euros à Itália

A fim de impedir que a torre Garisenda tombe para o lado, as autoridades italianas precisarão de 10 anos e uma enorme quantia de dinheiro

Ingredi Brunato Publicado em 07/12/2023, às 12h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia mostrando as torres Asinelli (mais alta) e Garisenda (mais baixa e sob risco de colapso) - Divulgação/ Wikimedia Commons
Fotografia mostrando as torres Asinelli (mais alta) e Garisenda (mais baixa e sob risco de colapso) - Divulgação/ Wikimedia Commons

Construída no século 12, durante a Idade Média, a torre Garisenda é uma parte indelével do patrimônio histórico da Itália, ficando localizada bem no centro da cidade de Bolonha. Ela fica ao lado da torre Asinelli, que é mais alta. 

A construção medieval, porém, já está inclinada para um lado há séculos — tal como acontece com a torre de Pisa — após o solo embaixo dela ceder. Seu ângulo de inclinação, na verdade, é um pouco mais severo que o de sua prima mais famosa: é de 4 graus, enquanto o da torre de Pisa é de 3,9 graus. 

No último mês de novembro, aliás, o terreno nos arredores de Garisenda foi isolado devido às preocupações de que ela está à beira de um colapso. Agora, o prefeito de Bolonha anunciou um plano para restaurá-la. 

Tempo e dinheiro 

Conforme repercutiu o The Guardian, será necessária uma década e um investimento estimado em 20 milhões de euros (ou quase 106 milhões de reais, na cotação atual) para deixar a torremedieval reta novamente. Enquanto isso, serão instaladas câmeras na área para deixar a construção antiga sob supervisionamento. 

A já citada torre de Pisa, aliás, também é alvo de um projeto semelhante, que já recuperou em muito sua inclinação, tornando-a mais estável. 

Penso que não gastaremos menos de 20 milhões de euros, talvez mais. Para a torre de Pisa foram necessários 10 anos de intervenção e de projeto [de restauro]. Não temos motivos para achar que vai demorar menos", explicou Matteo Lepore, prefeito de Bolonha, em entrevista à ANSA.