Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Rio de Janeiro: Padre pede para encontrarem ostensório furtado em igreja

O ostensório foi roubado no último sábado, 4, de uma igreja do Rio de Janeiro

Redação Publicado em 09/11/2023, às 15h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O ostensório - Divulgação/Iphan e Reprodução/@igrejasaofranciscodepaularj
O ostensório - Divulgação/Iphan e Reprodução/@igrejasaofranciscodepaularj

No último sábado, 4, a Igreja São Francisco de Paula, no Rio de Janeiro, foi alvo de um furto em que um ostensório, feito no século 19 para o uso próprio do santuário, foi levado pelo ladrão. Agora, o padre Álvaro, que atua na instituição, faz um apelo para a peça ser encontrada. 

O ostensório, feito de prata, conta com detalhes banhados a ouro e pedras semipreciosas, além da inscrição do lema da igreja. Ele não era mais usado nos rituais religiosos, assim ficando em exposição aos visitantes. 

Segundo repercutiu o portal de notícias do UOL, a peça era parte do acervo da igreja, tombado em 1938 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e inventariado em 2001. Além disso, o Instituto informou que apenas a parte superior, onde fica o resplendor, foi levada pelo ladrão. 

Apelo 

O padre Álvaro suplicou para o ostensório ser encontrado: “Faço um apelo para que possamos encontrar essa imagem. Para procurá-la em antiquários, por exemplo. Nos ajudem nessa cruzada. O nosso desejo é que esse ostensório possa voltar para a casa de Deus, que é o lugar dele. A peça é tombada e estava acessível justamente para ser aproveitada pelas pessoas”.

Um boletim de ocorrência foi feito pela igreja e o suspeito de ter cometido a ação foi ouvido pela polícia e liberado, pelo fato de não ter sido preso em flagrante. O padre ainda disse para o veículo citado que o furto aconteceu em uma exposição feita pela igreja:

Era uma pequena exposição para mostrar aos visitantes o que tínhamos de mais bonito, para que eles pudessem ter uma noção das coisas que já foram feitas aqui. Era grande demais para as nossas celebrações, mas queríamos que as pessoas apreciassem".