Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ciência

Robô em formato de cobra é revelado pela Nasa e irá pesquisar vida em lua de Saturno

O robô possui uma tecnologia autônoma que será muito importante para atingir locais extremos da lua

Redação Publicado em 11/05/2023, às 14h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Robô em formato de cobra revelado pela Nasa - Reprodução/NASA/JPL-Caltech
Robô em formato de cobra revelado pela Nasa - Reprodução/NASA/JPL-Caltech

No Laboratório de Propulsão a Jato (JPL, sigla em inglês) da NASA, um robô, muito similar a uma cobra, está sendo testado. O inédito objeto irá ser enviado futuramente ao oceano escondido sob a crosta da lua de Saturno, Encélado, a fim de buscar sinais de vida extraterrestres. O robô possui esse design de forma proposital para ir a locais que ninguém nunca viu antes.

O Exobiology Extant Life Surveyor (EELS), o robô curioso, anda por conta própria, sem necessitar de intervenção humana, além de funcionar em tempo real, se diferenciando de outros equipamentos usados para essa função. Como os cientistas acreditam haver possibilidade de vida em oceanos dentro das luas geladas dos gigantes gasosos, é necessário um aparelho que tenha a habilidade de transitar por esse ambiente.

Também era preciso um objeto que alcançasse o oceano interno. Acredita-se que a primeira lua descoberta com mares, a Europa, possua uma crosta com quilômetros de espessura, fazendo com que a perfuração se torne um desafio e tanto. Por isso o EELS se torna tão importante, segundo a Galileu.

Matthew Robinson do JPL, gerente de projeto do EELS, disse, em comunicado: “Ele tem a capacidade de ir a locais onde outros robôs não podem ir. Embora alguns robôs sejam melhores em um determinado tipo de terreno ou outro, a ideia do EELS é a capacidade de fazer tudo”.

Tecnologia inovadora

O protótipo começou a ser desenvolvido em 2019 e, desde então, vem passando por diferentes revisões. Atualmente, o robô pesa 100 quilos e tem 4 metros de comprimento, além de ser composto por 10 segmentos idênticos que, usando roscas para aderência, propulsão e tração, giram perfeitamente.

Outro fato curioso é que caso algo dê errado, o objetivo do robô é que ele se recupere sozinho, sem nenhuma intervenção humana. O objeto já foi testado anteriormente em ambientes de gelo, neve e areia. Ele foi projetado com o fim de detectar seu ambiente por si só e viajar, calcular riscos e coletar dados.