Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Roma Antiga

Roma Antiga: Modelo em 3D permite passear pela cidade em seu auge

Modelo em 3D da Roma Antiga permite vislumbrar quão impressionante era antiga civilização em seu apogeu; confira!

Redação Publicado em 09/11/2023, às 10h45 - Atualizado em 13/11/2023, às 17h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem de reconstrução digital em 3D da Roma Antiga, com o Coliseu - Divulgação/2023 Flyover Zone, Inc
Imagem de reconstrução digital em 3D da Roma Antiga, com o Coliseu - Divulgação/2023 Flyover Zone, Inc

Entusiastas de História de todo o mundo já se depararam imaginando, pelo menos uma vez, em como seria caminhar pelas cidades de algumas das antigas civilizações que o mundo já teve. E recentemente foi lançada uma nova reconstrução digital em 3D de um dos Estados mais importantes de toda a humanidade, que permite sobrevoá-lo e conhecer ainda melhor sua construção: a Roma Antiga.

O modelo digital, chamado 'Rome Reborn: Flight over Ancient Rome', foi apresentado pela empresa de tecnologia educacional Flyover Zone. Nele, é possível se ter uma visão panorâmica de vários locais famosos e conhecidos até hoje da Roma Antiga, como o Coliseu, o Panteão, as Termas de Caracalla e o Fórum Romano, todos em seu pleno auge, antes da capital de Roma ser transferida para Constantinopla (atual Istambul, na Turquia), que precedeu a queda do império.

De acordo com o Live Science, em seu auge Roma teve uma população estimada em 1 milhão de habitantes, o que fazia dela a cidade mais populosa de toda a Europa, na época. Espalhados ao longo de 13,7 quilômetros quadrados, haviam construídos aproximadamente 7 mil edifícios e outros monumentos únicos, que podem ser vistos na reconstrução em 3D.

Construção digital

Arqueólogo digital da Escola Luddy de Informática, Computação e Engenharia da Universidade de Indiana, Bernard Frischer é o homem por trás do projeto, que é construído ao longo de décadas. A ideia surgiu em 1974, quando viu um modelo físico da Roma Antiga no Museu da Civilização Romana.

Para a realização, Frischer trabalhou com arqueólogos e historiadores, que auxiliaram para garantir que a réplica digital fosse precisa, além de consultar diversos textos históricos que documentavam como era a capital do Império Romano em meados do século 4. Também trabalhou com os engenheiros responsáveis pela maquete que viu em 1974, que serviu como base para a versão virtual.

Olhei plantas antigas e fotografias de ruínas e juntei tudo", afirmou Fisher ao WordsSideKick.com. "Eu queria ter uma visualização para que as pessoas soubessem como seria a cidade instantaneamente. Em duas horas de exploração, as pessoas hoje saberão mais do que um estudante de doutorado saberia na década de 1970."

A primeira versão de 'Rome Reborn', no caso, foi lançada há mais de uma década, em 2007, passando por atualizações em 2008 e, depois, em 2018. Na quarta e mais recente versão, lançada na última quarta-feira, 8, foram acrescidas recriações e atualizações de alguns monumentos famosos, como as Termas de Caracalla, os templos do Monte Capitolino, o Estádio de Domiciano (atual Piazza Navona) e os teatros de Balbo, Marcelo e Pompeu, o Grande.

+ A história do Império Romano contada por meio das vitórias: conheça a obra 'Em Nome de Roma'

A mais nova versão de 'Rome Reborn: Flight over Ancient Rome' atualmente está disponível para download no site Yorescape.com. Normalmente, a assinatura custa cerca de US$ 50 (R$ 245, na cotação atual), entretanto, um teste gratuito por uma semana está disponibilizado após o lançamento recente.

Vale mencionar ainda que a Flyover Zone conta também com outros 13 passeios virtuais históricos, como a Acrópole em Atenas e a Tumba de Ramsés VI no Egito.