Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Rompimento de reservatório provoca danos e deixa feridos em comunidade de Florianópolis

Incidente ocorreu na madrugada desta quarta-feira, 6, na comunidade de Monte Cristo, na capital catarinense

Redação Publicado em 06/09/2023, às 07h58 - Atualizado às 19h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de destroços após rompimento de reservatório em Florianópolis, Santa Catarina - Reprodução/Twitter/@renatoigor
Fotografia de destroços após rompimento de reservatório em Florianópolis, Santa Catarina - Reprodução/Twitter/@renatoigor

Na madrugada desta quarta-feira, 6, reservatório da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) se rompeu na localidade da comunidade de Monte Cristo, em Florianópolis, Santa Catarina. Com o ocorrido, casas, carros e postes ficaram destruídos; duas pessoas se feriram, não gravemente, e foram logo encaminhadas a unidades de saúde.

Araújo Gomes, secretário de Segurança Pública da Capital, informa que a ocorrência do rompimento do reservatório foi registrada pela primeira vez por volta das 2h da madrugada nesta quarta. Nesse contexto, rapidamente a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros se dirigiram ao local e isolaram a região.

Nós estávamos dormindo, minha mulher me acordou, um barulhão danado. Ela me disse 'estourou a caixa d'água'. Abrimos a porta, aguaceira e a rua parece um campo de guerra. Os postes de luz caíram tudo", disse João Pedro Moraes, um morador da comunidade, ao g1.

Estragos

A Casan informou, em nota, que o rompimento no reservatório se deu na rua Luís Carlos Prestes, e a ocasião provocou uma vazão total de cerca de 2 mil metros cúbicos de água — o que seria relativo a cerca de 2 milhões de litros.

No momento, devido a grande quantidade de entulho e lama nas ruas da comunidade de Monte Cristo, alguns lugares estão interditados. O número de residências afetadas, além disso, ainda é incerto. 

Por fim, ainda segundo o g1, órgãos públicos da cidade de Florianópolis realizam varreduras na área, com a finalidade de tentar contabilizar os estragos sofridos. Além disso, moradores que ficaram desabrigados agora estão sendo encaminhados a áreas seguras.