Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mussolini

Roubado por Mussolini na década de 1930, avião é devolvido à Etiópia

Primeira aeronave construída no país, Tsehay foi devolvida pelo governo italiano após quase nove décadas

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 31/01/2024, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A aeronave Tsehay, roubada da Etiópia por Mussolini - Reprodução/Redes Sociais/AbiyaAhmedAli
A aeronave Tsehay, roubada da Etiópia por Mussolini - Reprodução/Redes Sociais/AbiyaAhmedAli

Na década de 1930, o regime fascista de Benito Mussoliniroubou o primeiro avião construído na Etiópia. A aeronave foi devolvida ao país na última terça-feira, 30, após quase nove décadas. 

A entrega do avião, batizado de Tsehay em homenagem à princesa filha do imperador Haile Selassie, foi celebrada pelo primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, que usou sua conta no X (antigo Twitter) para mostrar fotos da aeronave vermelha de dois lugares. 

+ Avião de Amelia Earhart, que desapareceu em 1937, pode ter sido encontrado

Hoje é um dia de grande orgulho para os etíopes, pois celebramos a entrega oficial de 'Tsehay' pelo governo italiano", escreveu.

A primeira aeronave

Construída em 1935, durante o reinado de Selassie, conforme aponta o The Guardian, a aeronave Tsehay foi resultado do trabalho colaborativo do piloto alemão Herr Ludwig Weber com uma equipe de engenheiros etíopes. 

Em dezembro daquele ano, Weber realizou seu voo inaugural ao percorrer cerca de 50 quilômetros em Adis Abeba, na capital do país. O trajeto durou cerca de sete minutos, aponta o veículo britânico. 

+ Santos Dumont x Irmãos Wright: O debate pelo pioneirismo da aviação

Em maio do ano seguinte, porém, a aeronave foi abandonada na cidade quando as forças italianas se aproximaram da região; até aquele momento, a Tsehay havia acumulado cerca de 30 horas de voo.

Historiadores apontam que o avião foi requisitado e levado para a Itália depois que Mussolini ocupou a Etiópia — que até então era conhecida como Abissínia. Segundo o Ministério da Defesa descreveu, o avião, que estava guardado desde 1941 no Museu da Força Aérea Italiana, é um "espécime único".

Esta entrega representa uma mensagem muito forte de que, no rescaldo da cúpula Itália-África, a [Itália] quer destacar o forte vínculo entre os nossos dois países e quer enfatizar o valor de diálogo e a importância da cooperação internacional", declarou o ministro da Defesa, Guido Crosetto.