Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Amelia Earhart

Avião de Amelia Earhart, que desapareceu em 1937, pode ter sido encontrado

Uma tripulação que, desde setembro, está em busca dos destroços do avião, anunciou que pode ter encontrado a aeronave

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 29/01/2024, às 15h23 - Atualizado em 30/01/2024, às 19h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A aviadora Amelia Earhart - Getty Images
A aviadora Amelia Earhart - Getty Images

Os destroços do avião de Amelia Earhart, pioneira da aviação feminina que desapareceu em 2 de julho de 1937 durante uma tentativa de contornar o mundo, podem ter sido finalmente encontrados. É o que anunciou uma equipe de busca da Deep Sea Vision no último final de semana.

A tripulação de 16 pessoas iniciou a busca pelo Lockheed 10-E Electra de Earhart no fundo do Oceano Pacífico em setembro de 2023 perto da Ilha Howland, nas proximidades de Tarawa, Kiribati.

Cerca de 30 dias depois, eles capturaram uma imagem de sonar que se assemelha ao formato de um avião a 160 quilômetros da ilha. A Deep Sea Vision compartilhou a imagem do objeto em forma de avião nas redes sociais ao anunciar a descoberta.

Conforme o portal People, embora a confirmação de que a imagem no sonar é, de fato, o avião desaparecido de Earhart ainda esteja pendente, Tony Romeo, o piloto e investidor imobiliário que liderou as buscas, expressou confiança de que os destroços estão relacionados ao acidente.

Não há outros acidentes conhecidos na área, e certamente não daquela época ou daquele tipo de design com a história que você vê na imagem", disse ele.

Investimento milionário

Romeo, que anteriormente atuou como oficial de inteligência da Força Aérea dos EUA, investiu US$ 11 milhões nas buscas até o momento.

Embora a equipe esteja ansiosa por mais evidências, a arqueólogo subaquático Andrew Pietruszka enfatizou a necessidade de uma investigação física antes de confirmar a identidade dos destroços.

A Deep Sea Vision planeja retornar ao local em uma próxima expedição para explorar mais detalhes sobre os possíveis destroços. Se confirmado que pertence a Earhart, surgirão questões sobre como resgatar e preservar o avião.