Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Crime

Roubo de US$ 20 milhões: Pai e filho são condenados por fraude a loteria nos EUA

A dupla teria montado um esquema elaborado para coletar prêmios de múltiplos sorteios

Redação Publicado em 24/05/2023, às 10h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de jogo de loteria - Divulgação/Pixabay/ Waldemar Brandt
Imagem ilustrativa de jogo de loteria - Divulgação/Pixabay/ Waldemar Brandt

No estado norte-americano de Massachusetts, um pai e um filho foram condenados no início desta semana pelos crimes de fraude fiscal, lavagem de dinheiro e sonegamento de impostos. 

Segundo informado pela CNN, um tribunal federal dos EUA anunciou na última segunda-feira, 22, as sentenças de Ali Jaafar, 63, e Yousef Jaafar, de 29, com o mais velho recebendo cinco anos de prisão e o mais novo pegando uma pena de quatro anos. Além disso, a dupla foi multada em US$ 6 milhões — ou o equivalente a 29,7 milhões de reais na cotação atual. 

Através de suas atividades criminosas, eles teriam furtado nada menos que 20 milhões de dólares — ou 99 milhões de reais — em prêmios de loteria. Para tanto, a dupla comprou por volta de 14 mil bilhetes premiados de seus verdadeiros vencedores. 

Golpe elaborado

O elaborado esquema de roubo fiscal dos Jaafar contou com a colaboração de dezenas de agentes lotéricos (isso é, donos de lotéricas) de Massachusetts. É graças ao auxílio dessa teia de conspiradores que eles foram capazes de contatar os donos dos bilhetes sorteados. 

Ainda de acordo com a CNN, a situação foi comentada por um comunicado de Joleen Simpson, uma agente especial atualmente responsável por liderar as Investigações Criminais do Departamento da Receita Federal dos EUA na cidade de Boston: 

Em vez de usar o conhecimento e a habilidade de negócios para construir um negócio familiar legítimo de várias gerações, os Jaafars realizaram um complexo golpe de impostos e loteria de uma década, construindo uma vasta rede de co-conspiradores para promover suas atividades ilegais", observou a mulher.