Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Nasa

Saiba como ver a bolsa de ferramentas derrubada por astronautas da Nasa

O equipamento foi perdido durante a primeira caminhada espacial só de mulheres fora da Estação Espacial Internacional

Ingredi Brunato Publicado em 13/11/2023, às 14h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem mostrando a bolsa de ferramentas - Divulgação/ NASA
Imagem mostrando a bolsa de ferramentas - Divulgação/ NASA

No último dia 2 de novembro, duas astronautas da Nasa protagonizaram um momento histórico, realizando a primeira caminhada espacial exclusivamente feminina do lado de fora da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). 

O objetivo da incursão realizada por Jasmin Moghbeli e Loral O’Hara — que durou 6 horas e quarenta e dois minutos — era realizar a manutenção das máquinas. Outro detalhe curioso do episódio é que, em meio às tarefas, a dupla acabou derrubando uma bolsa de ferramentas. 

A maleta saiu flutuando pelo espaço, e, segundo relatado recentemente pela Nasa e repercutido pelo New York Post, irá entrar na órbita da Terra por volta do mês de março de 2024. 

O Controle da Missão analisou a trajetória da bolsa e determinou que o risco de novo contato com a estação é baixo e que a tripulação a bordo e a estação espacial estão seguras, sem necessidade de ação", afirmou a agência espacial norte-americana em um comunicado. 

Visível no céu 

A rota única traçada pela bolsa de ferramentas permitirá que ela seja visível durante vários meses. Depois disso, a previsão é que faça a entrada na atmosfera do planeta, o que fará com que pegue fogo e se desintegre. 

A Nasa alerta, porém, que o objeto não será visível a olho nu. Para enxergá-lo, será necessário fazer uso de uma luneta ou outro equipamento de observação do céu. Para quem não conta com esse tipo de parafernália, todavia, é possível ainda acompanhar a maleta através do aplicativo de celular da Estação Espacial Internacional, o "Spot the Station".