Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Santuário

Santuário de 2 mil anos pode desaparecer com aumento do nível do mar

Considerado patrimônio da UNESCO, o santuário de Delos é um dos mais importantes monumentos da antiguidade clássica — mas pode desaparecer ainda neste século

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 13/06/2024, às 11h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Antigo santuário pode desaparecer ainda neste século - Divulgação/Phys Org
Antigo santuário pode desaparecer ainda neste século - Divulgação/Phys Org

O santuário de Delos, considerado patrimônio da UNESCO, pode desaparecer para sempre devido ao aumento do nível do mar. Construído na Grécia Antiga há 2.000 anos, o santuário é um dos mais importantes monumentos da antiguidade clássica. Guardadas por leões de pedra, as ruínas de seus templos estão situadas na ilha de Mykonos e remontam aos períodos helenístico e romano da civilização grega.

"Delos está condenado a desaparecer em cerca de 50 anos", disse, em comunicado, Veronique Chankowski, chefe da Escola Arqueológica Francesa de Atenas (EFA).

De acordo com informações da Revista Galileu, as ruínas de Delos apresentam danos estruturais visíveis, especialmente na área que abrigava construções comerciais e de armazenamento nos séculos 1 e 2 a.C..

"A água entra durante o inverno. Ela corrói a base das paredes", disse à fonte o pesquisador do Instituto Estatal Francês para a Pesquisa de Arquitetura Antiga (IRAA), Jean-Charles Moretti. A equipe participa das escavações na ilha há quatro décadas. "Todo ano, na primavera, percebo que mais paredes desabaram", acrescentou Moretti.

Mudanças climáticas

O nível do mar subiu até 20 metros em algumas partes da ilha, de acordo com Chankowski. No ano passado, um estudo da Universidade Aristotélica de Tessalônica revelou que o aumento das temperaturas, combinado com altos níveis de umidade, pode afetar significativamente a composição química de alguns materiais usados em monumentos culturais.

A pesquisadora afirma que, por enquanto, vigas de suporte de madeira foram instaladas para reforçar algumas paredes.

"Todas as cidades costeiras perderão áreas significativas atualmente localizadas ao nível do mar", disse a arqueóloga grega Athena-Christiana Loupou. Ela, que guia grupos pelas principais atrações locais relata: "Substituímos canudos de plástico por canudos de papel, mas perdemos a guerra."