Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

São Francisco declara estado de emergência em meio a mortes por drogas

711 pessoas morreram de overdoses dentro da cidade no ano passado

Paola Orlovas, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 18/12/2021, às 08h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Parte do bairro de Tenderloin em novembro de 2021 - Divulgação / YouTube / Nick Johnson
Parte do bairro de Tenderloin em novembro de 2021 - Divulgação / YouTube / Nick Johnson

London Breed,a prefeita da cidade de São Francisco, localizada na Califórnia, declarou estado de emergência em um dos distritos do município na última sexta-feira, 17, devido ao uso de drogas e o aumento de overdoses fatais.

O bairro, chamado Tenderloin, é próximo à prefeitura e à Union Square, e tendo se tornado um lugar frequentado por traficantes de drogas e sem-teto, hoje é o epicentro da crise de opioides que assola os Estados Unidos. As informações são da AFP

A prefeita Breed afirmou planejar "interromper a atividade ilegal na vizinhança" e "fornecer às pessoas o tratamento e o apoio de que precisam", por meio de medidas como a abertura de abrigos e serviços de saúde mental sem passar por comissão.

Houve um aumento drástico nas overdoses causadas por drogas em São Francisco desde a década de 2010, principalmente com a chegada de drogas como o fentanil, um opióide sintético. 

Mortes por overdose de drogas também aumentaram dentro do país, chegando a mais de 100.000 este ano. Em 2020, 711 pessoas morreram de overdoses na cidade de São Francisco, mas, segundo contagem do San Francisco Chronicle, esse ano o número deve baixar.