Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Satélite

Satélite desativado da NASA irá cair na Terra nesta quarta-feira

A espaçonave lançada ao espaço há 21 anos está prevista para atingir o planeta nesta noite de quarta-feira, 19

Ingredi Brunato Publicado em 19/04/2023, às 13h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ilustração representando a espaçonave posicionada em proximidade com o nosso Sol - Divulgação/ NASA/ Domínio Público
Ilustração representando a espaçonave posicionada em proximidade com o nosso Sol - Divulgação/ NASA/ Domínio Público

Nesta quarta-feira à noite, 19, por volta das 22h30 no horário de Brasília, o satélite RHESSI, da NASA, irá colidir contra a superfície da Terra após 21 anos de seu lançamento ao espaço. 

A informação foi comunicada pelos órgãos militares dos Estados Unidos, porém vale destacar que se trata apenas de uma estimativa — o verdadeiro horário de colisão pode variar, ocorrendo até 16 horas antes ou depois desta previsão. A zona de impacto, por sua vez, não foi divulgada. 

O satélite RHESSI tinha a missão de observar as tempestades solares, tendo sido o primeiro equipamento a fazer registros de raios gama liberados por uma dessas explosões da estrela. Ele foi desativado cinco anos atrás, após serem detectadas dificuldades de comunicação. 

Perigo?

Embora a antiga espaçonave da NASA pese por volta de 300 quilos, a agência espacial garantiu ao público que é improvável que alguém se machuque como resultado do evento: isso pois a maior parte do material será queimado durante a entrada em nossa atmosfera, de forma que a chance de uma pessoa ser atingida por seus destroços é de 1 em 2.467.