Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Adoniran Barbosa

Saudosa Maloca: Veja o trailer do filme inspirado nas músicas de Adoniran Barbosa

Inspirado nos clássicos de Adoniran Barbosa, Saudosa Maloca chega nos cinemas brasileiros no mês de março

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 19/02/2024, às 14h55 - Atualizado às 15h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme Saudosa Maloca - Divulgação
Cena do filme Saudosa Maloca - Divulgação

Inspirado nas músicas de Adoniran Barbosa, um dos maiores sambistas do Brasil, o filme Saudosa Maloca ganhou o trailer oficial nesta segunda-feira, 19. 

Com direção de Pedro Serrano, o longa resgata a trajetória de um dos nomes mais geniais da história brasileira. O diretor lançou em 2015 o curta 'Dá Licença de Contar' e, em 2020, o documentário 'Adoniran, Meu Nome é João Rubinato'. Agora, ele aproveita o longa-metragem para expandir a história contada no curta com elementos da carreira do compositor paulista. 

Além do clássico 'Saudosa Maloca', o roteiro também conta com episódios, falas e personagens de outros sambas escritor por Barbosa, resultando numa só trama e criando uma crônica sobre a cidade de São Paulo.

Saudosa Maloca tem roteiro de Serrano, Guilherme Quintela e Rubens Marinelli. Já a consultoria ficou por conta de Lusa Silvestre. No filme, é mostrado Adoniran, já na casa dos 70 anos, falando com o garçom de um bar histórias de uma São Paulo que ficou no passado. Ele relembra com carinho dos amigos Matogrosso e Joca, vivendo numa maloca que já não existe mais, e ambos apaixonados por Iracema (Leilah Moreno). 

Iracema dá duro como balconista, enquanto os dois encontram caminhos para fugir do batente e “viver forgadamente”. Com o samba no peito, Adoniran, Joca e Matogrosso encaram à pobreza e à fome, no entanto, tudo muda quando o bairro do Bixiga vivencia transformações extremas. Para eles, é um sinal de que se não arrumarem emprego, podem ser engolidos pelo progresso. 

Misturando drama e fantasia, o filme resgata e retrata uma São Paulo lírica do passado que ficou famosa nas incríveis músicas de Adoniran Barbosa. O filme chega aos cinemas no dia 21 de março. 

Para Pedro Serrano, o longa "conta uma história brasileira, mas essencialmente paulista. É um tributo à obra de um dos maiores sambistas de São Paulo e também uma reflexão sobre questões sociais importantes da cidade".