Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Schumacher

Schumacher: Relembre a 'entrevista' que resultou em indenização para a família

Entrevista falsa com o ex-piloto, que sofreu um grave acidente em dezembro de 2013, foi criada por inteligência artificial

Gabriel Marin de Oliveira Publicado em 23/05/2024, às 14h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
MIchael Schumacher - Getty Images
MIchael Schumacher - Getty Images

Em 15 de abril de 2023, a revista alemã Die Aktuelle publicou o que seria uma "entrevista" com o ex-piloto de Fórmula 1, Michael Schumacher, de 55 anos. A matéria foi anunciada como a primeira aparição pública do alemão desde o grave acidente de esqui em 2013.

No entanto, Schumacher não foi entrevistado, pois, as respostas foram geradas por um chat de inteligência artificial. A falsa entrevista incluía citações sobre o acidente e sentimentos familiares.

A família de Schumacher, ao tomar conhecimento da publicação, processou a revista e recentemente ganhou uma indenização de 200 mil euros (cerca de R$ 1,1 milhão na cotação atual).

A manchete da revista dizia: "Nada de meias-palavras nebulosas de amigos. Mas respostas dele! Por Michael Schumacher, 54". Uma das respostas geradas pela inteligência artificial tratava diretamente do acidente:

Minha vida mudou completamente desde então (o acidente). Foi uma época terrível para minha esposa, meus filhos e toda a família... fiquei tão gravemente ferido que fiquei em uma espécie de coma artificial por meses, porque meu corpo não teria lidado com isso de outra forma. Eu estava passando por um momento difícil, mas a equipe do hospital conseguiu me levar de volta para minha família", respondeu o chat de inteligência artificial.

Somente no final da matéria, a revista revela que um chat de inteligência artificial produziu as respostas. Na primeira página da versão impressa, havia a frase: "parece enganosamente real", servindo como um "disclaimer".

Declarações

Além disso, a tecnologia gerou declarações do heptacampeão mundial sobre o suposto apoio da família durante o período hospitalizado:

"Minha esposa e meus filhos foram uma bênção e eu não poderia ter superado isso sem eles. É claro que eles também estão muito tristes com o que aconteceu, mas a vida é assim, infelizmente, às vezes temos que aceitar as coisas que dão errado. Eles me apoiaram e ficaram firmemente ao meu lado", dizia um trecho da conversa falsa, atribuído a Schumacher.

+ Michael Schumacher: O que se sabe sobre o acidente e a saúde do piloto após 10 anos.

Desde o acidente em 2013, não há informações oficiais sobre o real estado de saúde de Schumacher.Atualizações a respeito da vida do piloto são informadas por familiares e amigos, sem maiores detalhes.


*Sob supervisão;