Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Guerra Rússia-Ucrânia

Soldado brasileiro voluntário na Ucrânia sofre acidente e perde visão de um olho

“Acabei pisando numa mina terrestre”, explicou o sargento Fernando Barroso de Macedo, em um vídeo divulgado nas redes sociais

Redação Publicado em 08/04/2024, às 15h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fernando Barroso de Macedo, soldado brasileiro voluntário na Ucrânia - Reprodução/Redes Sociais/Instagram/macedoobf
Fernando Barroso de Macedo, soldado brasileiro voluntário na Ucrânia - Reprodução/Redes Sociais/Instagram/macedoobf

No último dia 29 de março, um soldado brasileiro que está lutando como voluntário na guerra da Ucrâniafraturou as duas pernas e perdeu a visão do olho esquerdo após pisar em uma mina terrestre. Ele continua internado desde o incidente. 

Fernando Barroso de Macedo de Fortaleza, no Ceará, serviu como sargento no Exército Brasileiro por sete anos. Quando o tempo de serviço no Brasil acabou, ele decidiu ir para a Ucrânia, e está lá desde agosto de 2023.

Na sexta-feira, dia 29, estava em combate no front, na região de Kherson, uma zona de muito conflito, quando acabei pisando numa mina terrestre. Meu pé direito ficou estraçalhado, mas devido o coturno e as meias ficaram segurando, tudo quebrado, fratura exposta. A perna esquerda foi atingida por um estilhaço. Só que o estilhaço maior da mina atingiu meu olho esquerdo, ocasionando a perda da visão. No direito também teve estilhaço, mas passei por uma cirurgia", disse Fernando em um vídeo publicado nas redes sociais.

Recuperação

Antes do acidente com a mina terrestre, ele recebia um salário integral. Mas como saiu da linha de frente do combate, o valor foi reduzido e agora Fernandopede ajuda para bancar os custos de sua recuperação. 

"Infelizmente tive o azar de ser alvo dessa mina, mas numa guerra estamos a sujeito a tudo. Como todos nós sabemos nada cobre cem por cento. Devido não estar mais na área de combate, meu salário é reduzido 80%, por isso preciso dessa ajuda. Mais só de estar vivo são os planos de Deus", acrescentou o brasileiro na gravação.

Conforme repercutido pelo G1, Fernando está internado em um hospital na cidade de Odessa, onde passou por três cirurgias no pé direito, além de procedimentos nos olhos. No vídeo divulgado em suas redes sociais, ele aparece deitado em uma cama com o rosto coberto de ferimentos. 

Ainda estou tentando me recuperar depois das cirurgias nos pés, direito e esquerdo, e no olho esquerdo. Acabei perdendo meu olho esquerdo, acabou entrando um pouco de estilhaço no direito, mas o médico conseguiu salvar. Mas só gratidão. Tudo é novo, foi tudo muito rápido. Ainda estou naquele processo de aceitação, de entender", concluiu Fernando.