Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / A Lista de Schindler

Por onde anda a menina de casaco vermelho de 'A Lista de Schindler'?

Dirigido por Steven Spielberg, o filme foi lançado há quase trinta anos

Redação Publicado em 22/05/2022, às 08h00 - Atualizado em 07/06/2022, às 16h52

Oliwia Dabrowska em antes e depois - Divulgação / Universal Pictures e Divulgação/Instagram
Oliwia Dabrowska em antes e depois - Divulgação / Universal Pictures e Divulgação/Instagram

Oliwia Dabrowska tinha apenas 3 anos de idade quando apareceu no premiado filme "A Lista de Schindler", do renomado diretor de HollywoodSteven Spielberg. Lançado em 1993, o filme conta a história de um membro do partido nazista que ajudou milhares de judeus a escaparem da morte: Oskar Schindler.

Uma das mais famosas cenas da obra é justamente a que a garotinha caminha com um casaco vermelho em meio a um cenário totalmente em preto e branco. Andando em meio ao que seria o Gueto de Cracóvia ela presencia o horror e o sofrimento de diversos judeus que estão sendo mortos pelas tropas nazistas.

Hoje, quase três décadas depois do lançamento da obra, a atriz polonesa de 32 anos tem se dedicado a auxiliar refugiados ucranianos que chegam ao seu país.

Homenagem

Tudo teve início no dia 9 de março deste ano, quando Oliwia compartilhou uma representação artística feita por um usuário das redes sociais em homenagem à Ucrânia, que foi invadida pela Rússia.

Na representação, Dabrowska aparece na clássica cena de 'A Lista de Schindler', porém usando um casaco azul, fazendo referência à bandeira azul e amarela da Ucrânia.

“Ela sempre foi o símbolo da esperança”, escreveu Dabrowska em seu perfil no Instagram. “Deixe-a ser de novo”, complementou na legenda da publicação. Conforme afirmou o próprio Steven Spielberg, a cena da menina representa um chamado à ação contra atrocidades como o Holocausto.

Na fronteira

Após a publicação, a polonesa decidiu seguir para a fronteira com o país vizinho, a fim de ajudar ucranianos refugiados. Ela chegou a utilizar as redes sociais para pedir ajuda a outras pessoas.

Oliwia Dabrowska em foto publicada em seu perfil no Instagram / Crédito: Divulgação / Instagram

“Precisamos da sua ajuda aqui na fronteira polaco-ucraniana”, escreveu Oliwia. “Precisamos de doações materiais e financeiras, você também pode se voluntariar para ajudar pessoalmente. A situação é dramática. Também sou voluntária aqui, na fronteira, e já vi com meus próprios olhos…”

Dias depois, Dabrowska publicou uma foto de si mesma como voluntária na fronteira. Ela afirmou na publicação que estava entreganto kits de primeiros socorros aos soldados ucranianos com a ajuda de sua mãe e ainda estabelecendo um mecanismo para doações.


Você sabia?

Alguns itens que até hoje são cruciais em nossa rotina só existem por causa da Segunda Guerra. No podcast 'Desventuras na História', o professor de História Vítor Soares relembra a origem de muitos deles. 

Confira!


+Saiba mais sobre os temas por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

A lista de Schindler (edição de bolso), Thomas Keneally (2007)

link: https://amzn.to/2Z5SesI

O novo Czar: ascensão e reinado de Vladimir Putin, de Steven Lee Myers (2018) - https://amzn.to/35X2oxy

As entrevistas de Putin, de Oliver Stone (2017) - https://amzn.to/2TBxgAX

Todos os homens do Kremlin: Os bastidores do poder na Rússia de Vladimir Putin, de Mikhail Zygar (2018) - https://amzn.to/30AAiqH

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W