Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ucrânia

Soldado russo é capturado após seis meses escondido em cidade ucraniana

O oficial militar usou prédios abandonados para se esconder do exército inimigo

Ingredi Brunato Publicado em 14/03/2023, às 12h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia do militar capturado - Divulgação/ Governo da Ucrânia
Fotografia do militar capturado - Divulgação/ Governo da Ucrânia

As autoridades ucranianas relataram ter capturado, durante uma patrulha pela cidade de Kharkiv realizada na última segunda-feira, 13, um oficial russo de 42 anos que teria passado vários meses escondido nas ruínas do local. 

A cidade, que já foi ocupada pelo exército da Rússia, teria sido liberta pelas forças militares da Ucrânia há nada menos que 6 meses. Conforme informações repercutidas pelo The Guardian, o soldado foragido teria usado prédios abandonados como esconderijos neste meio-tempo.

Outro detalhe é que ele foi encontrado usando roupas civis, provavelmente para chamar menos atenção caso fosse avistado. 

Depois de revistado, descobriu-se que o homem, que é da região de Moscou, era militar da 27ª Brigada de Fuzileiros Motorizados de Guardas Separados da Federação Russa. O detido alegou que estava escondido desde a libertação do distrito de Kupiansk pelas forças armadas da Ucrânia", afirmou a polícia em um comunicado ao público. 

Libertação 

Kharkiv é uma das maiores cidades ucranianas, de forma que sua tomada por tropas inimigas teria uma importância estratégica. No último mês de setembro, no entanto, o exército da Ucrânia realizou uma vitoriosa contra-ofensiva no local, efetivamente expulsando os esquadrões russos invasores de uma área de 6 mil quilômetros quadrados.