Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Som da Liberdade

Som da Liberdade: Onde assistir ao filme que causou polêmica no último ano?

Associado a teorias conspiracionistas de extrema-direita como a QAnon, o longa foi considerado o filme mais polêmico de 2023; descubra onde assistir

Éric Moreira Publicado em 29/01/2024, às 11h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de 'Som da Liberdade' - Divulgação/Angel Studios
Cena de 'Som da Liberdade' - Divulgação/Angel Studios

Em setembro de 2023, chegou aos cinemas brasileiros aquele que viria a ser considerado "o filme mais polêmico do ano": 'Som da Liberdade'. Dirigido por Alejandro Gómez Monteverde, a produção só podia ter sido assistida por aqueles que foram aos cinemas para vê-lo — até recentemente, quando ficou disponível no catálogo do Amazon Prime Video, sem quaisquer custos adicionais para os assinantes da plataforma.

Conforme descrito pela Rolling Stone Brasil, 'Som da Liberdade' é uma adaptação — com algumas alterações em relação à realidade — da história real de Tim Ballard, um agente especial norte-americano que prende uma série de pedófilos e pessoas envolvidas com o tráfico de crianças há mais de uma década. Quem dá vida a Ballard, no caso, é Jim Caviezel (ator que interpretou Jesus em 'A Paixão de Cristo', de 2004).

"Um ex-agente federal embarca em uma perigosa missão para salvar uma menina dos cruéis traficantes de crianças. Com o tempo se esgotando, ele viaja pelas profundezas da selva colombiana, colocando sua vida em risco para libertá-la", narra a sinopse.

+ Som da Liberdade: Entenda as polêmicas antes de assistir ao filme

Polêmica, recepção e QAnon

Logo após sua estreia nos Estados Unidos, 'Som da Liberdade' já começou a chamar bastante atenção devido ao número de polêmicas registradas, desde sua bilheteria estranhamente alta com relação a algumas salas de cinema bem vazias, até a acusação de o filme ser um veículo de propagação da QAnon, uma teoria da conspiração de extrema-direita que acredita existir uma elite global formada por adoradores de Satanás, canibais e pedófilos que matam crianças e cometem vários tipos de barbaridades.

+ QAnon: O que é o perigoso grupo de conspiradores apoiados por Elon Musk

Além do mais, outra razão para as polêmicas em torno do filme é a própria figura de Tim Ballard, que recebeu uma série de acusações de abuso e assédio sexual. Ainda assim, 'Som da Liberdade', mesmo sem conquistar a crítica e o público, arrecadou uma impressionante quantia total em bilheteria, ultrapassando os US$ 250 milhões no total.