Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Astronomia

Sonda mais antiga já enviada ao espaço envia sinal de rádio surpreendente à Terra

A Voyager 1, que foi lançada ao Universo há quase 50 anos, passou a apresentar problemas há alguns meses; porém cientistas estão otimistas após um desdobramento recente

Redação Publicado em 15/03/2024, às 09h54 - Atualizado em 18/03/2024, às 19h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia da Voyager 1 - Domínio Público
Fotografia da Voyager 1 - Domínio Público

Enviada pela Nasa ao espaço sideral em setembro de 1977, há quase 50 anos, a sonda Voyager 1 recentemente enviou informações novas à Terra, surpreendendo astrônomos. A missão da espaçonave era coletar dados a respeito de Júpiter e Saturno. 

Embora a Voyager 1 tenha continuado a enviar sinais de rádio para nosso planeta ao longo de suas décadas de viagem, de novembro de 2023 para cá essas mensagens interestelares já não carregavam dados utilizáveis. 

Essa, vale destacar, é a sonda que está mais distante de nosso planeta, e percorreu 24 bilhões de quilômetros neste meio tempo. Já sua irmã e segunda mais distante, a Voyager 2, está a 20,3 bilhões de quilômetros. Um detalhe curioso, por sua vez, é que ambas foram fabricadas com uma validade de apenas 5 anos em mente. 

Últimos desdobramentos 

Segundo teorizado pelos especialistas e repercutido pela CNN, os computadores no interior da sonda teriam aparentemente pifado em algum momento, o que fez com que a Voyager 1 passasse a enviar à Terra uma única mensagem em repetição. 

Na tentativa de resolver a situação, cientistas da Nasa enviaram um comando apelidado de "cutucão" aos softwares da espaçonave. Um dos últimos sinais de rádio emitidos pela sonda, que foi recebido no dia 3 de março, trazia melhorias, embora ainda não tivesse retornado à normalidade. 

Agora, eles pretendem usar essas novas informações enviadas pela Voyager 1 recentemente para decifrar o que está acontecendo com seu equipamento.