Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Tecnologia

Sucesso com teclados, celulares BlackBerry têm 'morte' decretada

Os modelos que contém o sistema operacional original da fabricante foram um sucesso

Wallacy Ferrari Publicado em 04/01/2022, às 09h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Usuário tecla em Blackberry em 2007 - Getty Images
Usuário tecla em Blackberry em 2007 - Getty Images

A fabricante BlackBerry, conhecida pelo sucesso comercial com celulares contendo teclados QWERTY durante no início do século 20, anunciou que os modelos contendo o sistema operacional criado pela empresa, o BlackBerry OS, terão o suporte interrompido a partir desta terça-feira, 4, se tornando obsoletos.

Com o cancelamento do suporte, os aparelhos não poderão se conectar via internet, tanto por redes wi-fi quanto pela linha de telefonia móvel, esta última também afetada pelo bloqueio de chamadas, mensagens de textos e até ligações de emergência. O sistema operacional não recebia atualização desde 2013.

A decisão da empresa foi anunciada em setembro de 2020, deixando claro que a descontinuidade no suporte visa direcionar os esforços tecnológicos para aparelhos que utilizam Android, marcando o fim de uma dominância de mercado de um produto que, há poucos anos, era considerado uma referência comercial de celulares.

Em reportagem, a CNN norte-americana explicou que, apesar do sucesso no início dos anos 2000, chegando a acompanhar celebridades e contar com 80 milhões de usuários ativos em 2012, a empresa tem sido deixada de lado na indústria de telefonia desde a perda de mercado em 2016, mantendo-se viva por licenciar a marca de prestígio para outras fabricantes, como a TCL e OnwardMobility.