Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Espaço

Sucessora da Apollo 11: Sonda americana rumo à Lua é lançada nesta segunda, 8

A primeira sonda americana desde Apollo 11 possui missão científica na Lua e leva objetos curiosos ao satélite, como robô e cinzas; confira!

Isabelly de Lima Publicado em 08/01/2024, às 07h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Foguete da missão Peregrine que foi lançado hoje - Reprodução / ULA
Foguete da missão Peregrine que foi lançado hoje - Reprodução / ULA

Hoje, 8, às 4h18 (horário de Brasília), a sonda Peregrine decolou do Cabo Canaveral, na Flórida, marcando o primeiro lançamento lunar dos EUA desde as missões Apollo. Essa missão do programa Artemis tem como propósito transportar equipamentos científicos da NASA, juntamente com lembranças e cinzas de Gene Roddenberry, o criador de ‘Star Trek’.

A Peregrine é a precursora do Serviço Comercial Lunar de Cargas Pagas (CLPS), um esquema em que a NASA contrata empresas privadas para entregar equipamentos científicos à Lua. A sonda carrega cinco cargas pagas da NASA e outras 15, incluindo um pequeno rover da Universidade Carnegie Mellon, potencialmente o primeiro robô americano a explorar a Lua.

Além das cargas científicas, a sonda leva objetos simbólicos, como uma cópia da Wikipédia, uma moeda física com bitcoin e caixas com lembranças variadas. As cinzas e o DNA de Gene Roddenberry também fazem parte do carregamento.

O evento, que foi organizado por ambas as empresas Astrobotic e United Launch Alliance (ULA), representa o pioneirismo no lançamento comercial em direção à Lua. A Astrobotic desenvolveu a Peregrine, que foi lançada pelo foguete Vulcan, da United Launch Alliance.

Há riscos?

Apesar de ser considerada uma missão arriscada, sendo a primeira tentativa privada de pousar na Lua, a equipe confia no histórico de sucesso da ULA, com nenhuma falha até então, segundo a Galileu.

Região Sinus Viscositatis da Lua, onde o foguete irá pousar - Crédito: Reprodução / NASA

A Peregrine tem previsão de chegar à Lua em 23 de fevereiro, com o intuito de pousar na Sinus Viscositatis, uma região lunar que, pela semelhança com estruturas naturais terrestres formadas por grandes volumes de água, aumenta a esperança de encontrar evidências de água na Lua.