Notícias » Saúde

Suécia opta por suspender uso da vacina AstraZeneca

O país é o 17º da União Europeia que optou por cessar as aplicações e investigar relação de sintomas colaterais com o imunizante

Wallacy Ferrari, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 16/03/2021, às 07h55 - Atualizado às 09h26

Imagem meramente ilustrativa de vacinas
Imagem meramente ilustrativa de vacinas - Pixabay

Na manhã desta terça-feira, 16, a autoridades sanitárias suecas comunicaram que a aplicação da vacina contra a covid-19 produzida pela AstraZeneca também será suspensa no país após a mesma ocorrência com países vizinhos da União Europeia (UE), como informa o portal UOL.

A Agência de Saúde Pública (FHM) afirmou em nota que está preocupada com relatos de formações de coágulos no sangue e aguardará a investigação sobre a relação dos sintomas com o imunizante. Contudo, a instituição acrescentou que nenhum caso do tipo foi registrado na Suécia, sendo uma medida preventiva.

O país se torna o 17º da União Europeia a anunciar a interrupção preventiva, junto a Áustria, Estônia, Lituânia, Letônia, Luxemburgo, Dinamarca, Espanha, França, Portugal, Alemanha, Itália, Irlanda, Bulgária, Noruega e Holanda. O único país fora do grupo a aderir foi a República Democrática do Congo, de acordo com o portal de saúde do Estadão

Segundo a AFP, a Organização Mundial da Saúde (OMS) pretende reunir seu grupo de especialistas ainda hoje, 16, de maneira que avaliem as condições de aplicação da vacina — se elas devem continuar ou não.