Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Dmitry Mazepin

Superiate de luxo de oligarca russo desaparece na Itália

Embarcação do bilionário Dmitry Mazepin, avaliada em R$ 5,5 milhões, estava apreendida e atracada em porto na Sardenha

Redação Publicado em 10/12/2022, às 09h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Superiate de luxo que pertencia ao bilionário russo Dmitry Mazepin - Divulgação/YouTube/SuperYachtTimes
Superiate de luxo que pertencia ao bilionário russo Dmitry Mazepin - Divulgação/YouTube/SuperYachtTimes

Um superiate de luxo avaliado em 1 milhão de euros, equivalente a R$ 5,5 milhões de reais, desapareceu de um porto na ilha italiana da Sardenha. A embarcação pertencia ao bilionário russo Dmitry Mazepin, pai do ex-piloto de Fórmula 1 Nikita Mazepin. As informações foram divulgadas pelas autoridades locais e publicadas pelo jornal O Globo. 

De acordo com o jornal “The Guardian”, o iate Aldabra, construído pela empresa italiana ISA, foi apreendido em março e atracado no porto de Olbia. A detenção ocorreu depois que Mazepin foi sancionado por causa da invasão da Ucrânia pelo exército do presidente russo Vladimir Putin

Mazepin sabia que estava na lista, mas conseguiu aproveitar ao máximo o período em que trabalhamos para estabelecer que o barco pertencia a ele, pois tínhamos que investigar os verdadeiros proprietários", informou uma fonte da polícia financeira da Sardenha.

Investigações 

Os investigadores declararam que Mazepin contratou um serviço de uma empresa estrangeira para retirar o iate da Itália. Os agentes também descobriram que o iate fez uma escala em Biserta, na Tunísia, onde teria parado em um pequeno porto local. 

Em depoimento à polícia, o capitão responsável pela retirada alegou que não sabia quem era o proprietário do superiate. Os envolvidos, sendo o contratante do serviço, a empresa e o comandante, podem ser multados em até 500 mil euros. O paradeiro atual da embarcação segue desconhecido.