Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Noruega

Suposto espião russo que se passou por brasileiro é preso na Noruega

Autoridades norueguesas acreditam que homem trabalhava secretamente para o governo russo

Redação Publicado em 25/10/2022, às 11h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Pixabay
Imagem ilustrativa - Pixabay

A polícia da Noruega prendeu ontem, 24, um suposto espião russo que estaria se passando por cidadão brasileiro na cidade de Tromsoe. A informação foi divulgada pela emissora pública NRK nesta terça-feira, 25.

De acordo com a fonte, o homem em questão trabalhava como cientista na Universidade de Tromsoe e levantou as suspeitas da polícia local, que acredita que sua verdadeira identidade fosse russa.

Fortalecimento da segurança

Membro da Otan, o país escandinavo faz fronteira com a Rússia no Ártico e, desde o início da invasão da Ucrânia por Moscou, em fevereiro deste ano, vem aumentado sua segurança.

De acordo com o PST, o serviço de segurança de Oslo, o homem estaria na Noruega desde 2021 e teria buscado meios de se estabelecer no país por meio de uso de identidade falsa enquanto trabalhava secretamente para a inteligência russa. 

Conforme repercutiu o UOL, o vice-chefe do PST, Hedvig Moe, disse à emissora norueguesa que o rapaz apreendido representa uma "ameaça aos interesses nacionais fundamentais" e que ele deve ser expulso da Noruega.