Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Xadrez

Tabuleiro de xadrez inspirado em Alexandre, o Grande está à venda por valor milionário

O jogo luxuoso foi moldado por uma década e possui detalhes impressionantes nas peças e no tabuleiro; alto valor do objeto impressiona

Isabelly de Lima Publicado em 09/01/2024, às 09h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tabuleiro de xadrez inspirado em Alexandre, o Grande - Reprodução / M.S. Rau
Tabuleiro de xadrez inspirado em Alexandre, o Grande - Reprodução / M.S. Rau

Um tabuleiro de xadrez verdadeiramente singular, moldado ao longo de uma década pelo mestre gemólogo Ruven Perelman, está disponível para aquisição por quase US$ 2 milhões.

Este feito artístico excepcional é esculpido em ouro 14 quilates e decorado com pedras semipreciosas, oferecendo uma representação única da épica Batalha de Issus (333 a.C.), na qual Alexandre, o Grande, emergiu vitorioso sobre o imperador persa Darius III durante sua campanha de conquista na Anatólia.

As peças do tabuleiro são verdadeiras obras-primas, com os monarcas, representando Alexandre e Darius III, assumindo o papel de 'reis', enquanto as divindades Atena e a deusa persa da guerra são as 'rainhas'. O entorno do tabuleiro é meticulosamente elaborado com prata pura e adornado com miniaturas retratando cenas vívidas da batalha, incluindo arqueiros, carruagens, cavaleiros e elefantes.

Cada peça é um testemunho da habilidade artística de Perelman, com os 'bispos' assumindo a forma de navios, as 'torres' modeladas como colunas gregas e estruturas de Persépolis, e até mesmo os 'peões' esculpidos como soldados. As 'casas' do tabuleiro, em vez de seguir a tradição do preto e branco, são feitas de rodonita rosa e malaquita verde.

Movimentos delicados

O detalhamento impressionante não se limita à estética do tabuleiro; cada peça possui um mecanismo que proporciona movimento quando acionado. Observa-se, por exemplo, os navios movendo os remos, Alexandre abaixando a espada e os arqueiros puxando os arcos.

Segundo o portal O Globo, há uma lenda que diz que a obra-prima foi criada em 1992 como parte do dote da filha de Perelman. Agora, encontra-se agora disponível para compra na loja de antiguidades M.S. Rau, em Nova Orleans.