Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mala

Telescópio flagra maleta de ferramentas 'perdida' por astronautas

Astronautas acabaram perdendo a maleta enquanto trabalhavam em um painel solar no último dia 2

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 21/11/2023, às 13h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
No centro da imagem, a maleta perdida por astronautas - Divulgação/Gianluca Masi/The Virtual Telescope
No centro da imagem, a maleta perdida por astronautas - Divulgação/Gianluca Masi/The Virtual Telescope

Uma dupla de astronautas da NASA acidentalmente liberou uma maleta de ferramentas no espaço enquanto realizava uma atividade em um painel solar em 2 de novembro. Recentemente, o Projeto Telescópio Virtual em Manciano, na Itália, detectou o objeto vagando pelo espaço.

O registro foi feito em 15 de novembro por Gianluca Masi, fundador do projeto. Ele explicou que a maleta, perdida durante a caminhada espacial, foi registrada em uma única exposição de 2 segundos, sem filtro, por uma unidade robótica do telescópio denominada ARTEC250+Paramount ME+C3Pro61000EC.

"O telescópio rastreou o movimento aparentemente muito rápido da bolsa, de mil polegadas por segundo [40,64 km/h]", afirma Masi, segundo a revista Galileu. "O objeto aparece como um ponto de luz nítido no centro, já que o telescópio o rastreou especificamente, enquanto as estrelas deixaram longos rastros ao fundo da foto."

Sobre o monte Fuji

No dia 5 de novembro, a astronauta da Agência Espacial Europeia (ESA), Meganne Christian, relatou no Twitter que Satoshi Furukawa, astronauta da Agência Espacial Japonesa (JAXA), avistou a maleta flutuando sobre o Monte Fuji, no Japão. Agora classificada como "lixo espacial" com o ID 58229/1998-067WC, a maleta será monitorada internacionalmente.

O brilho do objeto varia ligeiramente, indicando uma possível queda enquanto orbita a Terra. Gradualmente, o objeto está se afastando da Estação Espacial Internacional (ISS), aparecendo à frente da estação. Na data das imagens, estava cinco minutos à frente da ISS; em meados de novembro, está a cerca de dez minutos.

A NASA informou que os controladores de voo localizaram a maleta de ferramentas usando as câmeras externas da ISS. Felizmente, os equipamentos contidos na bolsa não eram necessários para o restante da caminhada espacial.