Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

No Acre, terremoto de magnitude 6,6 é registrado no sábado, 20

Abalo sísmico recente é um dos mais intensos terremotos já registrados no Brasil, ocorrendo sob o município de Tarauacá, no último sábado, 20

Éric Moreira Publicado em 22/01/2024, às 07h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia aérea de Tarauacá, no Acre - Foto por Agência de Notícias do Acre pelo Wikimedia Commons
Fotografia aérea de Tarauacá, no Acre - Foto por Agência de Notícias do Acre pelo Wikimedia Commons

Na noite do último sábado, 20, um raro terremoto foi registrado em pleno território brasileiro. Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que divulgou o abalo sísmico, o tremor chegou a bater uma magnitude de 6,6 na Escala Richter, sendo um dos mais fortes já registrados no país.

O epicentro do terremoto — o ponto diretamente acima do foco dos tremores, na superfície da Terra — foi o município de Tarauacá, no Acre. O primeiro tremor foi registrado às 18h31, a uma profundidade de cerca de 614,5 quilômetros.

Importante mencionar que, felizmente, o tremor mal foi sentido na superfície, sem que quaisquer danos tenham sido registrados. A Rede Sismográfica Brasileira informou que o evento aconteceu devido à submersão da placa tectônica de Nazca sob a plataforma Sul-Americana.

Além disso, de acordo com o UOL, o terremoto recente já pode ser considerado um dos mais fortes já registrados na história do Brasil. Antes desse, alguns que valem menção são um tremor também ocorrido sob Tarauacá em junho de 2022, com magnitude de 6,5; e um tremor de magnitude 6,8, no mesmo local, em 2019.

Sismologia no Brasil

Além da USGS, quem também registrou o recente tremor brasileiro foi o Centro de Redes de Terremotos da China, que também marcou magnitude de 6,6. No entanto, a Rede Sismográfica Brasileira informou uma magnitude de 6,5 — porém, também frisou que o valor poderia mudar, por isso a variação. A diferença de cálculo pode ocorrer devido ao número de equipamentos que acompanham o evento.

Vale explicar ainda que terremotos são fenômenos considerados raros no Brasil, pois eles costumam ocorrer principalmente em regiões onde ocorrem colisões entre placas tectônicas; e o país reside uma região mais central da placa Sul-Americana. Por essa razão, geralmente os tremores registrados no território brasileiro costumam ser reflexos de terremotos que ocorrem em outras partes do continente.

Geralmente, os abalos sísmicos brasileiros são registrados no Acre pois o estado é o mais próximo da Cordilheira dos Andes, uma zona com maior atividade sísmica.