Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Tesouro

Tesouro de moedas romanas de ouro escondido no Reino Unido é revelado

Moedas retratam Augusto César, primeiro imperador de Roma, e seus netos Caio e Lúcio, herdeiros do trono

Redação Publicado em 12/07/2022, às 14h24 - Atualizado em 17/07/2022, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Moedas encontradas no Reino Unido - Divulgação/Adrian Marsden
Moedas encontradas no Reino Unido - Divulgação/Adrian Marsden

Um tesouro escondido de moedas feitas de ouro foi encontrado em terras agrícolas no Reino Unido por moradores que usaram detectores de metais. A primeira descoberta na região foi feita em 2017, após o terreno ser arado no final da temporada de colheita.

Foram reveladas 11 moedas em um esconderijo situado em um trecho remoto da área. Para os arqueólogos envolvidos na análise, os artefatos podem ter caído no chão antes da invasão romana à Grã-Bretanha, em 43 d.C.

"É possível que eles possam ter feito parte de algum tipo de oferenda aos deuses, mas é mais provável que alguém os enterrou com a intenção de recuperá-los mais tarde”, explicou Adrian Marsden, do Conselho do Condado de Norfolk.

Ele acrescentou: “O ouro era frequentemente usado como comércio, então é possível que uma tribo local pudesse ter conseguiu as moedas e talvez planejasse usá-las para outras coisas, como derretê-las para fazer joias".

No estudo que descreve a descoberta, publicado na revista The Searcher, os pesquisadores destacam como o as terras onde as moedas foram encontradas havia sido ocupada anteriormente pela tribo de celtas britânicos Iceni, que acabou perdendo a Batalha de Watling contra os romanos.

Divulgação/Adrian Marsden

Imperadores romanos

Nas moedas encontradas pelos detectores de metais, estavam estampados Augusto César, primeiro imperador de Roma, e seus netos Caio e Lúcio, herdeiros do trono, o que indicou a datação dos itens, segundo o portal Live Science. 

Havia ainda dois tipos de representação: em um deles, Augusto estava na frente, enquanto Caio e Lúcio, no verso da moeda; e um segundo tipo de moeda, em que o imperador estava de perfil de um lado e, do outro, estava Caio montado em um cavalo.