Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Tesouros são encontrados em antiga cidade romana naufragada, na Itália

Conhecida como "Las Vegas do Mundo Antigo", a cidade de Baia era um luxuoso destino durante o Império Romano

Éric Moreira sob supervisão de Giovanna Gomes Publicado em 11/04/2023, às 08h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia tirada durante pesquisas subaquáticas em antiga cidade romana naufragada - Divulgação/Naumacos
Fotografia tirada durante pesquisas subaquáticas em antiga cidade romana naufragada - Divulgação/Naumacos

Um grupo de arqueólogos marinhos vêm, recentemente, conduzindo pesquisas subaquáticas no impressionante Parque Arqueológico Campi Flegrei, no Golfo de Nápoles, na Itália, em uma cidade naufragada que, no passado, era conhecida como Baia. Lá, diversos tesouros puderam ser encontrados, que auxiliam na compreensão de como funcionava aquela sociedade.

Conhecida como "Las Vegas do mundo antigo", a antiga cidade de Baia foi, com a queda do Império Romano, esquecida eventualmente. Enfrentou saques durante invasões, além de intensas atividades sísmicas, sendo localizada a poucos quilômetros do Monte Vesúvio, o vulcão responsável ela destruição de Pompeia.

A exploração recente foi feita em parceria entre a equipe do sítio arqueológico e a empresa Naumacos, de acordo com a Revista Galileu. Além disso, a fonte também informa que atualmente o estudo se encontra focado em um quarteirão de 80 metros, onde, no passado, ficavam as chamadas Termas do Lacus e o Nymphaeum de Punta dell'Epitaffio.

Por fim, a missão tem como objetivo não só documentar novos achados no fundo do mar, como também recuperar elementos úteis para sua reconstrução. De acordo com a agência italiana Agenparl, já foram descobertos pisos e colunas de mármore valiosos.

Pilares encontrados em antiga cidade romana naufragada
Pilares encontrados em antiga cidade romana naufragada / Crédito: Divulgação/Naumacos

Achados

Claro que séculos de submersão afetariam a cidade e todos os possíveis tesouros a serem encontrados ali, de forma que algumas estruturas podem ser encontradas desabadas, enquanto outras ainda estão quase intactas. Algumas peças descobertas que se destacam uma coluna em mármore Portasanta, da ilha de Chios, na Grécia, e uma grande peça de piso de mármore opus sectile.

No entanto, esses não foram os primeiros achados impressionantes no local: em 2013, uma outra estátua também foi encontrada no local, identificada como sendo do deus Apolo, patrono da música, das artes e da luz. Por fim, foi também informado pelo IFLScience que logo que as últimas operações forem concluídas, a estátua deve regressar a Baia e ficar exposta.