Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Egito

Tumba decorada datada de 4,3 mil anos atrás é encontrada no Egito

Mastaba com inscrições e desenhos representando a vida cotidiana foi encontrada por pesquisadores egípcios e alemães

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 25/03/2024, às 09h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tumba encontrada - Divulgação/Egyptian Ministry of Tourism and Antiquities
Tumba encontrada - Divulgação/Egyptian Ministry of Tourism and Antiquities

Pesquisadores egípcios e alemães foram surpreendidos por novas escavações arqueológicas no Egito, que revelaram uma tumba construída com lama e tijolos, conhecida como mastaba, na região de Dashur.

Segundo um comunicado divulgado em 21 de março pelo Serviço Estatal de Informações do Egito, essa descoberta é significativa, pois a mastaba em questão faz parte de um vasto cemitério em Dashur, onde viveram populações do Império Antigo (2649–2150 a.C.).

Conforme informações do portal Galileu, a necrópole foi inicialmente descoberta em 2002, em colaboração com pesquisadores da Universidade Pública de Berlim, na Alemanha, e a parceria com o país europeu permanece ativa.

De acordo com Hisham El-Leithy, chefe do Setor de Preservação e Registro de Antiguidades no Supremo Conselho de Antiguidades, a tumba apresenta inscrições e desenhos que retratam cenas cotidianas da vida naquela época.

Pintura encontrada em tumba retrata burros e colheita de trigo / Crédito: Divulgação/Egyptian Ministry of Tourism and Antiquities

Representações

Entre as representações visuais identificadas estão imagens da colheita de grãos, barcos navegando pelo rio Nilo, além do mercado e oferendas. Esses registros são considerados raros nas mastabas encontradas até então em Dahshur.

O líder da expedição, o alemão Stefan Seidlmayer, destaca que a tumba pertencia a um homem chamado “Seneb-Neb-Af” e sua esposa, “Idet”. O local do sepultamento foi datado por volta de 2300 a.C., remontando ao final da Quinta Dinastia e início da Sexta.

As inscrições descobertas revelam que Seneb-Neb-Af ocupou diversas posições no palácio real, enquanto sua esposa detinha os títulos de Sacerdotisa de Hathor e Senhora do Sicômoro. Seidlmayer afirma que a missão continuará as escavações, visando obter mais informações sobre a necrópole.

+ Confira aqui o comunicado da descoberta.