Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Tumor

Tumor de 46 kg retirado de brasileira bate recorde

Mulher de 45 anos teve tumor de 46 kg retirado do corpo

Redação Publicado em 20/09/2022, às 10h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Á esquerda imagem de médico com o tumor - Reprodução/Arquivo pessoal
Á esquerda imagem de médico com o tumor - Reprodução/Arquivo pessoal

Nas últimas semanas, um caso chamou atenção: um tumor de 46 kg foi retirado de uma brasileira de 45 anos que vivia no Rio. O procedimento foi realizado no fim de agosto, num hospital em Itaperuna, Rio de Janeiro. Infelizmente, na última semana, cerca de 11 dias após o procedimento médico, a mulher faleceu após sofrer uma parada cardiorrespiratória, em meio a recuperação.

Agora, foi repercutido pelo UOL que o tumor de 46 kg é o maior já retirado em uma pessoa viva. A informação foi revelada por Glaucio Boechat, médico-cirurgião responsável pela remoção do mioma. Ele relembrou que o maior mioma já retirado de uma pessoa tinha 45,5 kg.

"Na revisão da literatura não foi encontrado um mioma maior retirado de uma paciente. Até então, o maior tinha 45,5 kg. No Guinness Book, há o relato de um tumor de 30 kg na Índia", explicou ele.

Alívio e luto

O profissional também revelou o alívio que a paciente sentiu após ter o tumor removido de seu corpo. "Vivemos dias de luto após a perda da paciente. Porém, deixo aqui o relato que, com a graça de Deus, a paciente me relatou que sentiu alívio por poder respirar melhor e conversar".

Convivendo com o tumor há 5 anos, a paciente que passou pelo procedimento era de Minas Gerais, todavia, morava na cidade de Itaperuna. Quando cirurgia para retirada do mioma seria feita, a mulher, que tinha 1,52m de altura, pesava aproximadamente 150kg. Com isso, 1/3 de seu peso se dava pelo tumor.