Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Coliseu de Roma

Turista que rabiscou Coliseu alega que não sabia da idade do monumento

Construído há quase dois mil anos, Coliseu de Roma foi vandalizado por turista que escreveu seu nome e de sua namorada em uma das paredes

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 05/07/2023, às 11h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Trechos do vídeo que captura o vandalismo - Reprodução/Video
Trechos do vídeo que captura o vandalismo - Reprodução/Video

Construído há quase dois mil anos, o Coliseu de Roma é uma das 7 maravilhas do mundo moderno e um dos pontos turísticos mais emblemáticos do planeta. Mas o turista que vandalizou uma de suas paredes alegou não ter conhecimento sobre a importância do local.

Identificado como Ivan Dimitrov, de 27 anos, o instrutor fitness que mora em Bristol, na Inglaterra, escreveu uma carta com pedidos de desculpas ao prefeito de Roma, Roberto Gualtieri.

Dimitrov foi filmado gravando o seu nome e de sua namorada em uma das paredes do monumento. Na mensagem, o turista relatou que só agora percebeu "a gravidade do ato cometido", segundo a carta publicada no Il Messaggero nesta quarta-feira, 5.

Através destas linhas gostaria de apresentar as minhas sinceras e honestas desculpas aos italianos e ao mundo inteiro pelos danos causados ​​a um bem que, de fato, é patrimônio de toda a humanidade", acrescentou.

Ivan Dimitrov ainda elogiou aqueles que "guardam o inestimável valor histórico e artístico do Coliseu com dedicação, cuidado e sacrifício". Por fim, acrescentou: "É com profundo constrangimento que só depois do que lamentavelmente aconteceu é que soube da antiguidade do monumento."

Vandalização do Coliseu

A construção do Coliseu de Roma começou em 72 d.C., durante o governo do Imperador Vespasiano. Ele só foi concluído oito anos depois, no regime de Tito, seu sucessor e herdeiro. O local foi usado por gladiadores que lutavam entre si e contra os animais selvagens em combates violentos vistos por milhares de espectadores.

+ A curiosa saga dos salsichas 'gladiadores' do Coliseu

Dimitrov foi filmado por outro turista rabiscando "Ivan + Hayley 23" em uma das paredes do monumento. O vídeo foi publicado no YouTube com o título "Turista imbecil esculpe nome no Coliseu de Roma" e logo se espalhou pelas redes sociais.

Desde que foi identificado, o turista está sendo investigado por danificar um patrimônio cultural e, se condenado, pode ser condenado a uma multa entre 2.500 e 15.000 euros (entre R$13.200 e R$80.000); além de estar sujeito a uma pena de prisão de dois a cinco anos.

Ao Il Messaggero, o advogado do turista, Alexandro Maria Tirelli, relatou: "O menino é o protótipo do estrangeiro que acredita levianamente que tudo é permitido na Itália, até mesmo o tipo de ato que em seus próprios países seria severamente punido".