Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Coliseu

Turista que vandalizou Coliseu em vídeo postado nas redes pode ser preso

Gravação mostra o homem entalhando seu nome e o da namorada na parede do monumento de 2 mil anos

Redação Publicado em 28/06/2023, às 11h52 - Atualizado em 30/06/2023, às 10h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Trechos do vídeo que captura o vandalismo - Divulgação/ Redes Sociais
Trechos do vídeo que captura o vandalismo - Divulgação/ Redes Sociais

O Coliseu é um impressionante anfiteatro de pedra construído pela civilização romana há mais de 2 mil anos. Localizado na atual cidade de Roma, na Itália, suas ruínas são um importante marco turístico — e sua preservação é, portanto, essencial. 

No último final de semana, entretanto, foi postadonas redes sociais um vídeo em que é possível ver um homem vandalizando a parede do monumento. Ele usa uma chave para entalhar seu nome e o da namorada nos tijolos, assim como a data em que ocorre o ato: "Ivan + Hayley 23/06/23". 

Os funcionários do Coliseu posteriormente confirmaram a presença do registro nas ruínas, ainda que uma placa nas proximidades do local violado avise os visitantes que é proibido escrever nas paredes.  

Repercussão 

O autor da gravação, que parece não conhecer os turistas, e reage à depredação dizendo "sério, cara?" e depois o xingando enquanto anda para longe.

Após a filmagem chegar ao conhecimento das autoridades, no entanto, a situação ficou muito mais séria para Ivan e Hayley, que, caso identificados, correm o risco de precisarem responder na Justiça por sua violação da construção histórica. 

O caso chegou a ser comentado por Gennaro Sangiuliano, o ministro da cultura na Itália, em uma postagem através de sua conta oficial do Twitter: 

Considero muito grave, indigno e um sinal de grande incivilidade quando um turista desfigura um dos locais mais famosos do mundo (...) Espero que quem fez isso seja identificado e sancionado de acordo com nossas leis", escreveu o político. 

Segundo informações da ANSA, o homem registrado pela gravação pode pegar cinco anos de prisão e ser multado em até 15 mil euros (quase 80 mil reais na cotação atual) caso condenado por vandalizar o Coliseu.