Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Sobrevivente

Último sobrevivente francês do desembarque na Normandia falece aos 100 anos

O Memorial de Caen informou que o centenário Léon Gautie faleceu nesta segunda-feira, 3

Redação Publicado em 03/07/2023, às 10h48 - Atualizado em 06/07/2023, às 18h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O sobrevivente Léon Gautier, que faleceu aos 100 anos - Reprodução / Vídeo
O sobrevivente Léon Gautier, que faleceu aos 100 anos - Reprodução / Vídeo

Léon Gautier, o último sobrevivente dos 177 franceses que desembarcaram na Normandia em 6 de junho de 1944, faleceu nesta segunda-feira, 3, aos 100 anos, conforme anunciado pelo Memorial de Caen. Gautier, membro do comando Kieffer, um batalhão de fuzileiros navais, dedicou sua vida ao serviço e à defesa da paz.

'Não somos heróis, estamos apenas cumprindo nosso dever', repetia [Léon]. (...) Léon Gautier nos deixou. Não o esqueceremos", disse o presidente Emmanuel Macron no Twitter. 

Nascido em 1922, ele juntou-se às forças do general Charles De Gaulle em julho de 1940, lutando na África antes de participar do desembarque na Normandia, segundo informações da AFP, via UOL.

Defensor da paz

Após a Segunda Guerra Mundial, na qual contribuiu para a libertação da França da ocupação nazista, Gautier se tornou um defensor incansável da paz. "A pior coisa que podemos ver é uma guerra, porque matamos pessoas que não fizeram nada, que têm famílias, filhos. Para conseguir o quê?", disse ele em outubro de 2022. 

Pai de dois filhos, o sobrevivente residia em Ouistreham desde os anos 1990. Em reconhecimento à sua coragem e dedicação, Gautier foi agraciado em 2021 com o título de Grande Oficial da Legião de Honra.