Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Fenômeno ultramassivo

Um dos objetos mais massivos do Universo foi formado por trio de quasares

Astrônomos descobriram fenômeno ultramassivo formado há 11 bilhões de anos

Redação Publicado em 02/03/2023, às 16h08 - Atualizado às 16h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem de sistema trigêmeo quasar e simulação Astrid - Divulgação / Yueying Ni et.al
Imagem de sistema trigêmeo quasar e simulação Astrid - Divulgação / Yueying Ni et.al

A origem de um fenômeno ultramassivo formado há 11 bilhões de anos foi descoberta por astrônomos que apontam que a descoberta revela a origem de todos os buracos negros ultramassivos. Ela foi realizada por meio de simulações e dados de telescópios.

Em um estudo publicado em 30 de novembro de 2022 no periódico The Astrophysical Journal Letters, como repercutido pela Galileu, uma dinâmica foi descrita: Um sistema conhecido como quasar triplo, que possui três núcleos galácticos iluminados por gás e poeira, se fundiu formando um buraco negro ultramassivo, um dos objetos mais massivos do Universo.

“Descobrimos que um possível canal de formação para buracos negros ultramassivos é a partir da fusão extrema de galáxias massivas que têm maior probabilidade de acontecer na época do ‘meio-dia cósmico'”, explicou a principal autora do estudo, Yueying Ni, em comunicado. Esses fenômenos podem atingir milhões e bilhões de massas solares.

Buracos negros 

Foram usados dados de telescópio e simulações do supercomputador Frontera, do Texas Advanced Computing Center (TACC), nos Estados Unidos. Com esse supercomputador foi desenvolvida Astrid, uma das maiores simulações cosmológicas até hoje, que é usada para o estudo da formação de galáxias e a junção de buracos negros. Com a simulação, descobriu-se que a formação de buracos negros pode atingir um limite superior teórico de 10 bilhões de massas solares.

Ainda segundo a especialista, no período em que ocorreu a formação estelar, os núcleos galácticos ativos (AGN) e os buracos negros supermassivos atingiram seu pico de atividade, os três buracos negros ultramassivos acumularam sua massa.

As originárias do buraco negro ultramassivo, as três galáxias massivas, se fundiram extremamente rápido. E segundo a especialista Yueying Ni, cada uma das massas galácticas tem 10 vezes a massa da Via Láctea. Além disso, ela também explicou que, após os trigêmeos interagirem gravitacionalmente e se fundirem uns com os outros, o buraco negro fica no centro de cada galáxia.