Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Um total de 113 túmulos pré-colombianos são descobertos em Guadalupe

O achado impressionante veio com a exploração de um extenso sítio arqueológico, confira as imagens!

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 01/05/2021, às 10h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de uma das tumbas encontradas no local - Divulgação/ INRAP/Jessica Laguerre
Fotografia de uma das tumbas encontradas no local - Divulgação/ INRAP/Jessica Laguerre

Na Ilha de Guadalupe foi descoberto recentemente um sítio arqueológico do período pré-colombiano (isto é, anterior à chegada de Cristóvão Colombo nas Américas) contendo cento e treze sepulturas. Nelas haviam restos mortais tanto de adultos quanto de crianças. A descoberta foi repercutida pelo jornal francês Le Monde e divulgada pelo INRAP. 

A maior parte dos esqueletos que foram enterrados no período entre os séculos 11 e 13, foram dispostos em uma posição encolhida, com as pernas dobradas contra o tórax e os braços flexionados. 

Além dos restos mortais, os arqueólogos encontraram diversos objetos associados à vida doméstica do povo que vivia no local, como ferramentas de pedra, restos de animais que serviram como refeição e fragmentos de cerâmica. 

Uma das questões que ainda precisam ser esclarecidas a respeito do local é se o cemitério já existia enquanto ele era habitado, ou só foi criado depois que as pessoas deixaram a área. 

Veja mais imagens abaixo!

Crédito: Divulgação/ INRAP/Thomas Romon

Crédito: Divulgação/ INRAP/Jessica Laguerre