Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Único bilionário: Conheça o candidato mais rico do Brasil nas Eleições 2022

Com o maior patrimônio declarado por um candidato nessas eleições, ele concorre a uma vaga como suplente ao Senado

Redação Publicado em 20/08/2022, às 11h34 - Atualizado às 19h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Marcos Ermírio de Moraes durante evento de rally - Divulgação / YouTube / RallyBR
Marcos Ermírio de Moraes durante evento de rally - Divulgação / YouTube / RallyBR

Marcos Ermírio de Moraes pode não obter um papel de protagonismo nas eleições regionais de Goiás; por lá, concorre a uma vaga no Senado Federal, mas como suplente do candidato Marconi Pirilo (PSDB-GO). Seu patrimônio declarado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no entanto, bate um recorde nessa edição das Eleições.

Neto do fundador do Grupo Votorantim, José Ermírio de Moraes, ele acumula um patrimônio de quase R$ 1,3 bilhão somados em dinheiro, aplicações e bens aos 59 anos de idade. Sua carreira política, no entanto, é recente, se filiando em maio deste ano ao partido onde disputa o cargo público pela primeira vez.

Seus negócios se dividem entre os esportes radicais e investimentos familiares, relacionados inclusive a sua área de formação, visto que é engenheiro florestal. É o principal organizador do Rally dos Sertões, além de ter sido um dos pilotos participantes durante grande parte das edições.

Também pilota motos aquáticas e helicópteros, somando diversos veículos ao numeroso patrimônio. Um dos principais bens declarados foi uma fazenda em Botucatu, no interior de São Paulo, considerada uma das maiores produtoras de laranja do país, além de contar com uma pista particular de rally.

Família na política

Apesar do sobrenome chamar mais atenção pelo parentesco com Antônio Ermírio de Moraes, que é seu tio e foi o brasileiro mais bem colocado na primeira edição da lista de homens mais ricos da Forbes, em 1987, sua relação com a política na família também trás um histórico de notoriedade.

O avô foi eleito senador por Pernambuco em 1962 e, pouco depois, assumiu o Ministério da Agricultura a convite do então presidente João Goulart. Contudo, o cargo foi repassado após cinco meses, devido ao clima político conturbado durante o governo do presidente, que posteriormente seria vítima do golpe militar de 1964.


+O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.