Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Dom Pedro I

Ao receber órgão de Dom Pedro I, Bolsonaro diz que Brasil e Portugal são 'unidos pela História, ligados pelo coração'

Jair Bolsonaro recebeu o órgão de Dom Pedro I em cerimônia realizada no Palácio do Planalto nesta terça-feira, 23

Redação Publicado em 23/08/2022, às 20h14 - Atualizado às 20h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A cerimônia para o coração de Dom Pedro I no Palácio do Planalto - Reprodução/Vídeo/Youtube
A cerimônia para o coração de Dom Pedro I no Palácio do Planalto - Reprodução/Vídeo/Youtube

No ano em que se comemora os 200 anos da Independência do Brasil, o coração de Dom Pedro I foi recebido através de uma homenagem com a presença do presidente Jair Bolsonaro (PL), nesta terça-feira, 23, na rampa do Palácio do Planalto.

O evento fora marcado pelo som de tiros de canhão. Após a viagem, a relíquia seguirá ao Palácio do Itamaraty, onde poderá ser visitada até 5 de setembro.

Durante a cerimônia, Bolsonaro citou a relação do Brasil com Portugal, e enfatizou uma 'eternidade em liberdade'. 

"Dois países, unidos pela História, ligados pelo coração. Duzentos anos de independência. Pela frente, uma eternidade em liberdade. Deus, pátria, família! Viva Portugal, viva o Brasil!", declarou Bolsonaro.

A viagem de Dom Pedro

Para chegar ao Brasil, o órgão que deixou Portugal de maneira inédita, fora transportado na cabine de passageiros de um avião da FAB. Além de autoridades portuguesas, um representante do governo brasileiro também acompanhou o trajeto. 

Para que o órgão recebesse autorização para deixar Portugal, a negociação entre os governos levou quatro meses, segundo o Ministério de Relações Exteriores. Além disso, também fora realizada uma votação entre vereadores na cidade do Porto e peritos do Instituto Médico Legal da Universidade do Porto, que avaliaram o translado da relíquia.