Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Reino Unido

Universidade de Oxford: Instituição nomeia professor para primeira cátedra designada à história LGBTQ+

O professor escolhido assumirá o cargo no próximo mês de outubro

Redação Publicado em 06/06/2023, às 16h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Matt Cook - Reprodução/Redes Sociais
Matt Cook - Reprodução/Redes Sociais

A Universidade de Oxford fará o marco de nomear para primeira cátedra destinada à história LGBTQ+ o professor de história, do Reino Unido, Matt Cook, que terá funções em um novo cargo no Mansfield College. Segundo o The Guardian, o professor já possui em seu portfólio documentos onde escreveu sobre a vida urbana queer, a domesticidade queer e a crise da Aids.

O profissional conta com uma formação em teoria literária e cultural, e, dentre seus interesses, pode-se encontrar a história urbana, pública e comunitária queer. Além disso, Matt foi coautor do guia LGBTQ+ associado, e, sobre sua nomeação ao cargo, ele disse:

Trabalharei duro para aprimorar nossa compreensão do passado LGBTQ e mostrar como essas histórias são importantes agora. Estou tremendamente entusiasmado por ter esta oportunidade de ajudar a aumentar a reputação de Oxford pelo trabalho de ponta neste campo em expansão.” 

Ainda, em sua carreira, ele já pode também prestar consultoria em projetos comunitários e de história oral, arquivos e museus, onde, nesta vertente, pode ser incluso o Heritage England's Pride of Place e o Pitt Rivers Museum's Beyond the Binary.

Novo cargo

O cargo em que Matt Cook fará parte será assumido por ele somente em outubro. Vale destacar ainda que, ele integrará nesta nova posição após 18 anos em Birkbeck, Universidade de Londres, onde atuou como professor de história moderna e liderou o programa de mestrado em estudos de gênero e sexualidade.

Sobre o nome da cadeira que o historiador irá assumir, Jonathan Cooper foi um advogado de direitos humanos que morreu em 2021 e, em sua vida, defendeu os direitos LGBTQ+ e comentou de questões como direitos trans, práticas de conversão e direitos de pessoas vivendo com HIV. 

Matt relatou acerca dessa personalidade:

Jonathan Cooper era um defensor apaixonado dos direitos LGBTQ, e é uma grande honra assumir esta nova cátedra em seu nome… vejo isso como uma forma de honrar e promover o legado inspirador de Jonathan Cooper”.

Helen Mountfield, que é diretora do Mansfield College, comentou sobre a posição que Cook irá assumir, e ainda destacou o que Jonathan sentiria:

Matt se encaixará perfeitamente em nossa comunidade universitária orgulhosamente inconformista, que respeita, protege e promove uma gama diversificada de vozes e narrativas. Eu sei que Jonathan teria ficado tão honrado e encantado em ver seu legado comemorado por esta cadeira.”

Além dela, o presidente do conselho do corpo docente de história, Rob Iliffe, discorrer:

A presença [de Matt] será uma fonte de inspiração para alunos e colegas e aumentará a reputação de Oxford como líder no campo da história LGBTQ”.