Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Venezuela abate avião mexicano que entrou no país sem autorização

“A Venezuela não será usada como plataforma do tráfico de drogas!", afirmou o general venezuelano, Domingo Hernández Lárez, que participou da operação

Redação Publicado em 27/01/2024, às 08h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem do avião mexicano abatido na Venezuela - Reprodução/X/@dhernandezlarez
Imagem do avião mexicano abatido na Venezuela - Reprodução/X/@dhernandezlarez

Nesta sexta-feira, 26, as Forças Armadas Nacionais Bolivarianas, principal autoridade de defesa da Venezuela, abateram um avião que havia levantado voo no México e, supostamente, era utilizado para o tráfico de drogas.

A aeronave, que partiu da ilha mexicana de Cozumel, entrou o território venezuelano sem nenhuma autorização. Imagens divulgadas nas redes sociais do general Domingo Hernández Lárez, chefe do Comando Estratégico Operacional da Força Armada, mostram o avião completamente destruído. 

A Venezuela não será usada como plataforma do tráfico de drogas!", afirmou Lárez na legenda de sua publicação no X (antigo Twitter).

Outros detalhes

Conforme repercutido pelo UOL, a aeronave em questão é um Gulfstream bimotor de cor branca, registrado como V3-GRS. O general também esclareceu que os radares venezuelanos identificaram a entrada da aeronave no espaço aéreo nacional com o 'transponder' desativado e sem autorização.

Hernández Lárez, que também compartilhou imagens do avião em chamas, não informou se houve prisões, vítimas ou drogas apreendidas nesta operação. Porém, o governo acredita que a aeronave era utilizada “por grupos transnacionais para o tráfico de drogas e armas na fronteira nacional”. 

É importante ressaltar que a Venezuela faz divisa com a Colômbia, maior produtora de cocaína no mundo, o que a transformou em rota no transporte de drogas para os Estados Unidos e a Europa.