Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Vênus dos Trapos

Vênus dos Trapos: Incêndio intencional destrói escultura em Nápoles

A informação sobre o incêndio considerado intencional foi divulgada nesta quarta-feira, 12

Redação Publicado em 12/07/2023, às 17h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Uma das versões da "Vênus dos Trapos" - Reprodução/Vídeo/YouTube/Prix Italia
Uma das versões da "Vênus dos Trapos" - Reprodução/Vídeo/YouTube/Prix Italia

Em Nápoles, autoridades italianas anunciaram nesta quarta-feira, 12, que a escultura "Vênus dos Trapos", do artista Michelangelo Pistoletto, foi alvo de um incêndio considerado intencional. A obra, que havia sido criada no ano de 1967, segundo repercutiu o jornal O Globo com informações da AFP, é um dos maiores ícones da "arte povera". 

A obra, que ficava em frente da prefeitura da cidade de Nápoles, teve o incêndio declarado na madrugada de hoje, e, acerca do ocorrido, GaetanoManfredi, prefeito do município, comentou que o fogo que atingiu o local "foi um ato de grande violência". Na ocasião, ele disse ainda que a tragédia "o deixou sem palavras". 

Além disso, Gaetano conversou com o artista da “Vênus dos Trapos”, que, conforme dito por ele, se encontra "amargurado e muito afetado" pelo ato de "vandalismo" que sua obra sofreu. 

A obra, apresentada ao público no dia 28 de junho na Piazza Municipio, passaria o verão europeu instalada no local. Sobre o ocorrido, Antonio De Iesu, o chefe de segurança da comuna da cidade italiana relatou:

[O incêndio] um evento muito sério e certamente um ato de vandalismo. Os especialistas estão verificando as câmeras e esperamos encontrar algo. Mas o fato grave, além das investigações, é que esta cidade ainda não mostra a maturidade que uma cidade europeia deveria impor. Nesta cidade, domina uma degeneração ligada ao mal-estar juvenil, o que é um problema difícil de enfrentar".