Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Vestígios de antigo campo de batalha romano são encontrados na Suíça

Batalha teria sido travada no ano 15 a.C., antes da conquista da Suíça pelos romanos, entre o glorioso império e Suanetes; confira!

Redação Publicado em 19/12/2023, às 10h12 - Atualizado em 21/12/2023, às 19h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Antiga munição de estilingue romana descoberta na Suíça - Divulgação/SWI swissinfo.ch/Simon Bradley
Antiga munição de estilingue romana descoberta na Suíça - Divulgação/SWI swissinfo.ch/Simon Bradley

Atualmente, a região do Vale Julier, na Suíça, é reconhecida principalmente por suas majestosas montanhas e amplos campos verdes, compondo uma paisagem exuberante. No entanto, arqueólogos acreditam que o local teria servido de palco para uma intensa batalha há mais de 2 mil anos.

Em 2018, o dentista e detector de metais amador Lukas Schmid descobriu uma série de artefatos por lá, incluindo uma impressionante adaga romana de 2 mil anos. "Eu não esperava encontrar um item tão importante neste lugar tão improvável", disse na época ao Live Science, quando desenterrou um total de pelo menos 200 objetos

+ Busto de 2 mil anos confiscado na fronteira da Suíça é devolvido à Líbia

Mais recentemente, arqueólogos encontraram no local — que fica no desfiladeiro Crap-Ses, entre as cidades de Tiefencastel e Cunter — mais milhares de outros artefatos que remontam a uma brutal batalha que pode ter acontecido no ano 15 a.C., quando os romanos ocuparam a região onde hoje é a Suíça. Este é o primeiro campo de batalha romano identificado e escavado no país.

Arqueólogos escavando antigo campo de batalha romano na Suíça / Crédito: Divulgação/Serviço Arqueológico de Grisões

Entre os achados, estão espadas, balas de estilingue, broches, moedas, fragmentos de escudos e milhares e milhares de pregos, que eram martelados nas solas de botas e sapatos de couro. A quantidade de objetos encontrados é impressionante: os arqueólogos desenterraram entre 250 e 300 objetos por dia, durante um período de três semanas.

Em muitas escavações, você tem que trabalhar por muito tempo até encontrar algo... mas aqui você encontra balas de estilingue e outras coisas de um campo de batalha real", descreve o estudante de arqueologia Anouck Duttweiler ao Swiss Info.

Como foi a batalha?

Conforme descrito pelo All That's Interesting, arqueólogos suspeitam que a batalha referente aos objetos encontrados na Suíça teria acontecido por volta do ano 15 a.C., mesma época em que o imperador romano Augusto supervisionou a conquista da região. Acredita-se que lutaram cerca de 2 mil soldados romanos na batalha, contra outros 500 ou mil Suanetes, que eram os guerreiros locais. 

Apesar de não existirem registros escritos oficiais que descrevem a batalha, os pesquisadores supõem que os Suanetes foram completamente derrotados pelos romanos: "Não temos fontes, mas dada a distribuição dos achados e o fato de termos muitos equipamentos partidos, acreditamos que os Suanetes perderam", conta o arqueólogo Hannes Flück à Swiss Info.

Por mais que a batalha em si não tenha sido um evento tão importante, ainda mais em meio aos inúmeros outros combates semelhantes que o Império Romano se envolveu durante sua expansão, ela foi necessária para a eventual ocupação romana na Suíça.

+ Descoberta última arena de gladiadores construída por romanos

A Swiss Info também informou que será produzido um documentário sobre o projeto de pesquisa, além de uma exposição em museu sobre o que foi encontrado no Vale Julier.