Notícias » Mundo

Vídeo que simula modernização de casa vitoriana é criticado por internautas

A publicação viral gerou grande desaprovação

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 13/04/2022, às 16h23

Montagem mostrando construção inicial e final
Montagem mostrando construção inicial e final - Divulgação/ Arquivo Pessoal/ Aditya Ramesh

Na última segunda-feira, 11, uma animação curta que mostraria o passo a passo de uma casa vitoriana sendo modernizada viralizou no Twitter.

O vídeo foi criado através de uma inteligência virtual chamada "Dall.E", que gera imagens a partir de mensagens de texto. 

A publicação foi feita por Aditya Ramesh, um pesquisador da área de infraestrutura, e teve uma reação majoritariamente negativa, com os internautas apontando que preferiam a estética antiga à atual. 

"Porque o estilo moderno sequer existe? Qual o ponto? O estilo antigo é lindo, porque as pessoas substituiriam ótimos designs com algo tão desalmado?", indagou o usuário Graham em frustração, recebendo centenas de likes em aprovação. 

Outros internautas sugeriram que o programa de inteligência artificial fosse, em vez disso, usado para fazer o processo reverso, tornando vitoriana uma casa que, antes, era consistente com a arquitetura moderna. 

Outra impressão manifestada por mais de uma pessoa foi de que a construção, antes artística e bela, ficou parecendo um "prédio de escritórios" ou uma clínica após as mudanças. 

Para ilustrar o ponto levantando pelos outros, um usuário postou duas fotografias, uma de um castelo gótico, e outra de um bloco de cimento, escrevendo a irônica legenda de que se tratava de outro processo de modernização.