Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Vinícola de 1.900 anos é explorada por arqueólogos na França

País é conhecido por seus bons vinhos, e o estudo de uma plantação de uvas no Vale do Ródano pode revelar segredos históricos a respeito da prática

Ingredi Brunato Publicado em 21/12/2023, às 14h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Local da escavação - Divulgação/ INRAP
Local da escavação - Divulgação/ INRAP

No último mês de novembro, uma antiga vinícola localizada no Vale do Ródano, situado na França, foi descoberta pelo Instituto Nacional de Pesquisas Arqueológicas Preventivas (INRAP). Já mais recentemente, os pesquisadores envolvidos revelaram o que descobriram até agora sobre o local. 

Segundo as análises iniciais, que foram repercutidas pelo portal Wine Espectator, a plantação de uvas, que se estende por 4 acres de terra, pode remontar ao século 1 d.C.

[Provavelmente] já existia uma pequena infraestrutura dedicada ao vinho. [A vinícola] sem dúvida se expandiu com sucesso comercial, e a proximidade do [rio Ródano] definitivamente ajudou no seu sucesso", apontou Pascale Réthoré, gerente de pesquisas do INRAP, em entrevista ao veículo. 

Mais detalhes

Foto do local de escavação / Crédito: Divulgação/ INRAP

Além disso, existem vestígios que o terreno foi habitado por ainda mais tempo: os pesquisadores encontraram, por exemplo, estruturas que podem remontar à Idade do Ferro.

Eles acreditam que o povo que se assentou ali pertencia à cultura La Tène, tendo morado na região em algum momento entre 50 a.C. e 30 a.C. As escavações revelaram também, por exemplo, fragmentos de "dolias", que eram vasos de terracota utilizados durante o processo de fabricação de vinho. 

Outro detalhe importante é que a vinícola está localizada em uma área que costumava ser habitada pelos Alóbroges, uma tribo celta que era responsável pela produção do vinho favorito do Império Romano. 

Parece que a qualidade do vinho desta região [...] é reconhecida desde a antiguidade", acrescentou Réthoré.

Assim, é possível que a investigação arqueológica da antiga plantação revele mais sobre a trajetória deste produto estimado pela História. A escavação, vale mencionar, está prevista para ser finalizada no próximo mês de janeiro de 2024.