Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Gana

Vírus de Marburg: Duas mortes pela doença são confirmadas em Gana

Semelhante ao ebola, o vírus de Marburg provoca febre hemorrágica e é altamente contagioso

Redação Publicado em 18/07/2022, às 13h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vírus de Marburg - Domínio público / Dr. Erskine Palmer, Russel Regnery / CDC
Vírus de Marburg - Domínio público / Dr. Erskine Palmer, Russel Regnery / CDC

Gana confirmou dois óbitos pelo vírus de Marburg no país no último domingo, 17. Altamente infecciosa e semelhante ao ebola, a doença provoca sintomas graves, o que inclui febre hemorrágica.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os dois pacientes que testaram positivo para o vírus apresentaram diarreia, febre, náusea e vômito, antes de morrerem no hospital.

Segundo o portal de notícias G1, o Serviço de Saúde de Gana (GHS) declarou que está trabalhando para reduzir riscos de propagação do vírus, isolando todos aqueles que tiveram contato com infectados.

Transmissão e mortalidade

Desde o ano de 1967, diversos surtos do vírus de Marburg foram registrados em países africanos, especialmente no sul e no leste do continente. A doença é transmitida por morcegos e se espalha entre os seres humanos por meio do contato com os fluidos corporais de pessoas infectadas, além de superfícies e materiais contaminados.

Segundo a OMS, ao longo dos anos, as taxas de mortalidade pela doença variaram de 24% a 88% a depender da cepa do vírus e do gerenciamento de casos.