Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Descoberta

Vírus é encontrado no fundo da Fossa das Marinas, na China

Os cientistas identificaram o então vírus como bacteriófago, com a capacidade de infectar diferentes bactérias

Redação Publicado em 21/09/2023, às 15h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Submarino na Fossa das Marinas - Reprodução / NOAA Office of Ocean Exploration and Research
Submarino na Fossa das Marinas - Reprodução / NOAA Office of Ocean Exploration and Research

Um vírus recém-descoberto nas profundezas da Fossa das Marianas, no Oceano Pacífico, pode ser o mais profundo já encontrado. Batizado de vB_HmeY_H4907, o vírus foi localizado a uma incrível profundidade de 29.199 pés (8.839 metros) na Fossa das Marianas, uma região que chega a atingir aproximadamente 36.000 pés (11.000 metros) em seu ponto mais profundo.

Este vírus pertence à categoria de bacteriófagos, organismos com a peculiaridade de infectar bactérias, sequestrando sua maquinaria celular para se replicarem. Os cientistas que fizeram essa descoberta publicaram suas conclusões na revista Microbiology Spectrum em 20 de setembro.

Min Wang, virologista marinho da Universidade Ocean de China, enfatizou em um comunicado: “Até onde sabemos, este é o bacteriófago isolado mais profundo conhecido no oceano global”. O vB_HmeY_H4907 demonstrou capacidade de infectar bactérias do filo Halomonas, adotando uma abordagem lisogênica, o que significa que insere seu material genético no genoma bacteriano e se replica sem causar a morte das bactérias hospedeiras.

Esse comportamento pode ser resultado das condições adversas dos ambientes em que tanto o vírus quanto as bactérias evoluíram, onde a sobrevivência é prioritária, e matar o hospedeiro não seria uma estratégia vantajosa, de acordo com a Live Science.

Rara presença

As bactérias Halomonas são encontradas em diversos oceanos, incluindo regiões profundas, como o fundo do mar da Antártica e os sedimentos em torno de fontes hidrotermais nas profundezas do oceano. A análise genética do vB_HmeY_H4907 sugere que sua presença é tão ampla quanto a das próprias bactérias que ele infecta.

A zona hadal, que engloba as profundezas oceânicas, é uma região ainda misteriosa para a ciência, com poucas informações sobre os vírus que a habitam. Esse novo vírus recém-descoberto é apenas o terceiro conhecido por infectar a bactéria Halomonas que reside nessas profundezas.