Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Submarino Titan

Visitante do Titanic acredita que oxigênio do Titan vai durar mais do que o previsto

"Eles farão de tudo para se manterem calmos”, diz o empresário Oisin Fanning

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 22/06/2023, às 09h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Registro do submarino da OceanGate - Divulgação/Oceangate Expeditions
Registro do submarino da OceanGate - Divulgação/Oceangate Expeditions

Por volta das 7 horas da manhã desta quinta-feira, 22, a Guarda Costeira dos Estados Unidos deu por encerrado o prazo sobre o tempo de oxigênio disponível para o submarino Titan — que foi em busca dos destroços do RMS Titanic; naufragado em 15 de abril de 1912.

Apesar da notícia nada animadora, visto que as equipes de resgate parecem longe de encontrar o submersível, apesar das incessantes buscas, o empresário Oisin Fanning ainda mantém uma visão de esperança.

+ O quão profundo o submarino que foi visitar o Titanic pode estar?

Fanning, que já visitou o local de naufrágio do Titanic — a cerca de 3.800 metros de profundidade, no fundo do Oceano Atlântico —, alegou conhecer algumas das pessoas que estão no submarino Titan.

Por conta disso, Oisin acredita que os passageiros a bordo do Titan sabem como maximizar seu suprimento de oxigênio — o que lhes dariam um período maior do que o estipulado, conforme relatou em entrevista à BBC News.

Eles vão tentar preservar o oxigênio", apontou. "Eles farão de tudo para se manterem calmos, respirarem superficialmente e preservarem o oxigênio pelo maior tempo possível."

Por fim, o empresário Oisin Fanning ainda contou que os tripulantes do submersível precisam acordar por volta das 4 horas da manhã e os procedimentos de segurança são realizados cerca de quatro a cinco horas antes do Titan iniciar suas operações.

O desaparecimento do Titan

Operado pela OceanGate Expeditions, o submarino Titan passou a se aventurar pela costa de Newfoundland, no Canadá, no último domingo, 18. A missão do submersível era visitar os destroços do RMS Titanic — naufragado em 15 de abril de 1912.

A cada 15 minutos, o submarino enviava um sinal de alerta para a estação da Polar Prince. Acontece que o último sinal emitido pelo Titan foi feito às 15h do Greenwich Mean Time (GMT), o que seria por volta do meio-dia do horário de Brasília, da última segunda-feira, 19 — cerca de uma hora e 45 minutos após iniciar sua descida até os destroços do Titanic; que estão a cerca de 700 quilômetros ao sul da cidade de St. John's, no Canadá. Desde então, iniciou-se uma busca pelo submarino.